monstropantaneiro

O jogo Monstro Pantaneiro, parte do Projeto de Graduação (TCC) desenvolvido pelos alunos Guilherme Cortonesi Cela e Leandro Machado Pereira de Araújo, do curso de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul, tem recebido destaque na mídia local e na mídia especializada em games.

O jogo, do gênero pinball, teve como objetivo divulgar a fauna e o bioma característico do Pantanal do Mato Grosso e também alguns elementos do folclore presente em diversas regiões brasileiras, tais como Curupira, Boitatá e Saci-Pererê. Esses personagens folclóricos são representados no jogo pelos quatro elementos da natureza: Água (Boitatá), Terra e Fogo (Curupira) e Ar (Saci-Pererê).

Para o desenvolvimento do jogo, os alunos realizaram pesquisas sobre os personagens a partir da obra “Dicionário dos Mitos Brasileiros” do folclorista Luís da Câmara Cascudo. As músicas foram compostas especialmente para o jogo por Almir Pessoa, músico violeiro de Goiás. Foram utilizados efeitos sonoros de viola caipira manipulados digitalmente para desenvolver a paisagem sonora do jogo. A trilha sonora é composta de elementos instrumentais e regionais, tais como Guarânia, Cururu e Polca Matogrossense. A paisagem sonora também é composta de sons de pássaros e de água corrente de rio, apito de barco, gritos, grunhidos e risadas maléficas do antagonista.

O jogo retrata a história de Toinho, um pescador ribeirinho contaminado com uma substância misteriosa que o transforma em um monstro. Ele deseja encontrar o Doutor Leôncio, cientista responsável por experimentos genéticos e químicos para clonagem de animais em um barco laboratório clandestino. Seus trabalhos ilegais acabam provocando a contaminação do Rio Paraguai. Durante sua busca, Toinho tem uma série de desafios e adversidades para enfrentar, em um jogo empolgante que apresenta elementos do folclore brasileiro.

Durante o desenvolvimento do TCC, os alunos foram orientados pelos professores Érika Fernanda Caramello, Miguel Marílio Saad Jr, Raquel Silva, Valteir Benedito Vaz e Willians Monteiro da Silva.

A partir da comunicação encaminhada pela Coordenação do Curso à Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza, o jogo acabou repercutindo em diversos veículos de comunicação como Drops de Jogos, especializado em games, Diário do Grande ABC, ABC do ABC, ABC Reporter Diário, Diário Regional e Repórter Diário, mostrando a grande relevância do trabalho desenvolvido.

O jogo está disponível para download aqui e o vídeo da apresentação neste link.