Fatec São Caetano do Sul - Antonio Russo
Centro Paula Souza
acesso ao SIGA
Governo do Estado de São Paulo

Biblioteca

Nesta página pode-se obter informações sobre a Biblioteca da Fatec São Caetano do Sul, como suas normas de funcionamento, empréstimos, serviços oferecidos e outros. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 4232-9552 (ramal 127) ou pelo e-mail biblioteca@fatecscs.edu.br.

Horário de atendimento

Período letivo

Segunda a sexta-feira das 7h às 22h e
aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h

Período de férias

Segunda a sexta-feira das 9h às 19h

Equipe

  • Alan Silvestre San Miguel - Auxiliar Administrativo
  • Clair Elvira Hipólito Peixoto - Auxiliar Administrativo
Biblioteca

Regulamento

Faça aqui o download do regulamento de funcionamento da Biblioteca da Fatec São Caetano do Sul.

Confira o regulamento

Empréstimos

Faça aqui o download das informações sobre empréstimo de materiais em nossa Biblioteca.

Empréstimos na biblioteca

Ficha catalográfica

Faça aqui o download das informações sobre elaboração de ficha catalográfica.

Empréstimos na biblioteca

Acesso à Biblioteca

Alunos, professores e técnico-administrativos poderão utilizar os serviços da Biblioteca, desde que apresentem identificação e estejam devidamente cadastrados no Sistema.

Usuários da Comunidade poderão fazer uso dos serviços da Biblioteca, com exceção de empréstimos.

A consulta aos materiais disponíveis na Biblioteca pode ser feita pelo Biblivre, cujo acesso é possível de qualquer computador conectado à internet. Clique no ícone ao lado para acessar o Biblivre.

Acesso ao Biblivre - clique aqui

Serviços oferecidos

  • Consulta ao acervo, empréstimo, renovação e reserva de material bibliográfico para a comunidade interna (alunos, professores e funcionários);
  • Consulta ao acervo pela comunidade externa;
  • Levantamento bibliográfico e pesquisa bibliográfica no acervo e em bases de dados de outras instituições;
  • Pesquisa DSI – Disseminação Seletiva da Informação;
  • Orientação sobre normalização de trabalho acadêmico segundo as normas da ABNT;
  • Empréstimo de chaves do guarda-volumes (alunos, professores e funcionários) - ainda não disponível;
  • Ficha catalográfica para os trabalhos de Conclusão de Curso.

COMUT

O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se:

  • periódicos técnico-científicos;
  • teses e dissertações;
  • anais de congressos nacionais e internacionais;
  • relatórios técnicos e
  • partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.

Para participar do Comut, o usuário deve, em primeiro lugar, cadastrar-se no Programa, via Internet, COMUT Online, adquirir Bônus COMUT e preencher o formulário de solicitação.

Acesse ao tutorial Comut da Fatec São Caetano do Sul ou o site do IBICT em http://comut.ibict.br/comut.

COMUT

Bases de dados

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 36 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. O objetivo do site é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca.
O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. O usuário pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. O Google Acadêmico ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico.
O Portal do Conhecimento Nuclear, desenvolvido pelo Centro de Informações Nucleares do Ministério da Ciência e Tecnologia, disponibiliza informações sobre aplicações nucleares em várias áreas, incluindo a área médica e de ciência dos materiais. Através do Portal o usuário pode ter acesso ao Livre!, portal para periódicos de livre acesso na Internet, com 6270 títulos, além de outras bases de dados relacionadas à tecnologia.
A Biblioteca Digital da UNICAMP (SBU) dispõe de 100% de seu acervo (mais de 30.000 documentos) em formato eletrônico/digital). Disponibiliza os seus conteúdos para as bibliotecas do mundo inteiro no intuito de formar uma rede global de informação, dentro do conceito de Biblioteca Global Digital, que marcam a nova transição das bibliotecas acoplada ao uso maciço da tecnologia da informação.
O Spell - Scientific Periodicals Electronic Library é um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita da produção científica. Iniciado em 2012 o Spell concentra, inicialmente, a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008.
O objetivo do Banco de Teses da Capes é oferecer informações a respeito dos trabalhos e pesquisas que são desenvolvidos junto aos programas de pós-graduação brasileiros, assim, oferece acesso a informações de referência e resumo destes, o que não prejudica o ineditismo do material, tampouco ameaça o direito autoral do autor.
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo integrar, em um único portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país e disponibilizar para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos.
O Directory of Open Access Journals é um diretório que disponibiliza gratuitamente artigos e periódicos científicos, em texto integral, cobrindo várias áreas do conhecimento.
Disponibiliza arquivos que já estão em domínio público em português e outras línguas. Inclui obras literárias, teses e dissertações, arquivos de áudio, imagem e vídeo.
Disponibiliza mais de 2.400 e-books e ainda seis publicações periódicas em acesso aberto.
Disponibiliza mais de 14.200 publicações periódicas de diversas áreas em acesso aberto.

Outros links

Mapa do Site

Redes Sociais
Facebook
Twitter
YouTube
Google+
Picasa
Instagram
Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul (Fatec SCS)
Rua Bell Aliance, 225 - Jd. São Caetano - São Caetano do Sul - SP - 09581-420
tel/fax (11) 4232-9552 - e-mail: f168dir@cps.sp.gov.br