Fatec São Caetano do Sul - Antonio Russo
Centro Paula Souza
acesso ao SIGA
Governo do Estado de São Paulo

Secretariado

Curso de Secretariado

Descrição
O Tecnólogo em Secretariado planeja, organiza e controla serviços administrativos. Atua aplicando conceitos e ferramentas tecnológicas específicas de assessoramento, de forma a otimizar os processos vinculados a suas atividades. Assessora executivos, diretores e suas respectivas equipes; planeja, organiza, implanta e executa atividades e metas da área, eventos, serviços protocolares, viagens, relações com clientes e fornecedores, comunicação e redação de textos especializados, inclusive em língua estrangeira, além de gerenciar informações. Deve deter conhecimentos para coletar informações para a consecução dos objetivos da organização em que atua. Deve, ainda, ser capaz de exercer julgamento, avaliar riscos e auxiliar na tomada de decisões.

Duração
3 (três) anos (seis semestres)

Prazo máximo para conclusão
5 (cinco) anos (dez semestres)

Horários das aulas
vespertino: segunda a sexta das 13h às 18h20

Coordenadora
Profa. Dra. Maria Márcia Matos Pinto Currículo Lattes da Profa. Maria Márcia Matos Pinto envie uma mensagem ao coordenador do curso

Situação legal
Reconhecido pela Portaria CEE-GP 370, de 08/10/2014, publicada no DOE de 09/10/2014, Caderno Executivo - Seção I, p. 21

 

Estágio Supervisionado
Uma oportunidade para o profissional em formação tomar contato com sua área no ambiente empresarial, aplicando os conhecimentos desenvolvidos ao longo das aulas em situações reais do dia a dia. Os alunos do curso de Secretariado devem obrigatoriamente cumprir a partir do quinto semestre do curso um estágio de 240 horas, nas quais deverão ser supervisionados por um profissional da empresa onde estagiarem de forma que suas atividades sejam acompanhadas e possam ser validadas pela Coordenação de Estágios da Fatec São Caetano do Sul.

Trabalho de Conclusão de Curso
Momento do curso no qual o aluno produzirá, sob orientação de um docente do curso, um trabalho de caráter acadêmico sobre tema relacionado à sua área de formação. O orientador é definido conforme a disponibilidade dos docentes e o tema escolhido pelo aluno. Após a elaboração do TCC, o aluno deverá apresentá-lo e submetê-lo à apreciação de uma Banca Examinadora, devendo ser capaz de defender o trabalho desenvolvido. As atividades visando a elaboração do TCC são iniciadas no quinto semestre e estendem-se até o sexto semestre do curso num total de 160 horas, no qual o aluno terá inclusive uma disciplina específica para fechamento do processo de elaboração do trabalho.

Atividades Acadêmico Científico Culturais
As AACC são atividades didáticas previstas no Projeto Pedagógico e se constituem em ações que devem ser desenvolvidas num total de 120h ao longo do curso, buscando complementar o aprendizado do aluno e visando a interação teórico-prática. São consideradas complementares as atividades que contemplem eventos de ensino, pesquisa, extensão, arte e esporte, desde que propiciem aquisição ou troca de conhecimento, cultura, formação geral, formação de cidadania ou prestação de serviços à comunidade social. A validação das AACC será realizada por professor especialmente designado pela Coordenação do Curso.

Disciplinas (a organização curricular pode ser modificada sem aviso prévio)

Disciplina: Administração Geral 1º semestre 80 ha
Objetivo: Fornecer ao aluno um repertório amplo sobre as organizações, seus sistemas, processos, recursos, métodos de gestão, aspectos técnicos, humanos e sociais que interagem entre si constituindo sua dinâmica.
Ementa: O estudo da administração: natureza, conteúdo e objetivo. Fundamentos, Princípios e Importância da Administração. Evolução histórica da Administração: conceitos e métodos. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção, controle. Subsistemas Organizacionais: recursos humanos, materiais, finanças, marketing. Ambiente Organizacional: pessoas, cultura, mudanças, processo decisório. Administração e os sistemas sociais, políticos e econômicos. Assuntos atuais sobre administração. Novas tendências.
Disciplina: Espanhol I e II 1º semestre 80 ha
Objetivo: Promover o desenvolvimento das quatro habilidades na língua estrangeira, a saber, compreensão oral e escrita e expressão oral e escrita. A partir de uma abordagem discursiva promover uma visão da cultura hispânica livre de estereótipos e preconceitos. Dar ênfase aos gêneros que circulam no meio empresarial que privilegiam as sequências descritivas e dialogais.
Ementa: Introdução ao estudo dos elementos linguísticos básicos para a produção e compreensão oral e escrita no âmbito tecnológico/profissional e pessoal. Identificação e produção de sons. Descrição de ação, hábito, pessoa, objeto e espaço. Expressão de gosto e preferência. Estudo contrastivo (português x espanhol) do uso de pronomes e verbos descritivos. Reflexão sobre níveis de formalidade e informalidade.
Disciplina: Informática I 1º semestre 40 ha
Objetivo: Familiarizar o estudante de secretariado com a Tecnologia da Informação. Ensinar aos alunos os conceitos básicos de computadores e capacitá-los a compreender as questões fundamentais de sua estrutura. Apresentar conhecimentos teóricos de hardware e software. Utilizar o computador como uma ferramenta de trabalho, que irá auxiliá-los em suas atividades profissionais. Oferecer aos alunos conhecimentos sobre os recursos e softwares (editor de textos e editor de apresentações) disponíveis no mercado para a área de secretariado executivo.
Ementa: Introdução à Tecnologia da Informação (Conceitos e recursos de Hardware, Software, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Bancos de Dados, TI na Automação de Escritórios). Noções sobre uso da internet. Uso de editores de texto e de apresentação.
Disciplina: Inglês I e II 1º semestre 80 ha
Objetivo: Familiarizar o estudante com as estruturas básicas da língua inglesa; promover seu desenvolvimento nas quatro habilidades; refletir sobre aspectos culturais das comunidades falantes de língua inglesa.
Ementa: Importância da Língua Inglesa na atuação profissional; familiarização com vocabulário e estruturas linguístico-comunicativas básicas da língua por meio de práticas nas quatro habilidades.
Disciplina: Língua Portuguesa I 1º semestre 80 ha
Objetivo: Aprofundar o estudo da Língua Portuguesa, explorando a capacidade humana de criar símbolos para comunicar-se. Reconhecer que a linguagem verbal é meio de comunicação e criação de cultura, geradora de significados e articuladora da organização do mundo. Reconhecer que o domínio da própria língua e das próprias palavras se concretiza no plano do discurso. Reconhecer a diferença entre as modalidades padrão e não-padrão da língua.
Ementa: A função social da linguagem. Níveis de linguagem. Variações lingüísticas. Comunicação oral e escrita; verbal e não-verbal. Estratégias de leitura. Noções de texto. Apresentação de diferentes gêneros textuais. Processos de sumarização de texto. Produção textual. Revisão gramatical.
Disciplina: Matemática 1º semestre 80 ha
Objetivo: Capacitar o aluno na área de matemática para compreender sua utilização nas atividades da formação profissional de secretariado nas organizações.
Ementa: Potências. Frações. Radiciação. Cálculo algébrico (fatoração e produtos notáveis). Funções e gráficos. Porcentagens. Sistemas de equações. Matrizes. Proporcionalidade.
Disciplina: Tecnologia em Secretariado I 1º semestre 40 ha
Objetivo: Favorecer a compreensão e o domínio do conteúdo da gestão de eventos; capacitar a prática da organização de eventos gerenciando, organizando e identificando os diversos tipos de eventos existentes. Utilizar eventos como instrumentos de comunicação institucional, administrativa e mercadológica aos profissionais de Secretariado. Promover atividades práticas na IES, bem como em outras instituições.
Ementa: História e classificação dos eventos. Conceituação e tipologia de Eventos. Produção de eventos: o organizador e o coordenador de eventos. Fases do evento: pré-evento, trans-evento e pós-evento. Planejamento, briefing, definição de objetivos. Identificação de públicos de interesse. O check-list como ferramenta fundamental na organização de eventos. Convite: elaboração e adequação. Conceito de A&B e tipos de serviços. Noções de Cerimonial e Protocolo. Símbolos Nacionais.
Disciplina: Espanhol III e IV 2º semestre 80 ha
Objetivo: Promover o desenvolvimento das quatro habilidades na língua estrangeira, a saber, compreensão oral e escrita e expressão oral e escrita. A partir de uma abordagem discursiva promover uma visão da cultura hispânica livre de estereótipos e preconceitos. Dar ênfase aos gêneros que circulam no meio empresarial promovendo a capacidade do aluno de identificar e reproduzir as sequências descritivas e narrativas.
Ementa: Introdução ao estudo dos elementos linguísticos básicos para a produção e compreensão oral e escrita no âmbito tecnológico/profissional e pessoal. Narração, descrição de ações, pessoas, coisas, processos, circunstâncias. Formas de expressão de futuro. Modos de expressão de sentimento e estados de ânimo. Análise contrastiva (português x espanhol) dos marcadores temporais. Reflexões sobre comunicação não verbal em espanhol.
Disciplina: Estatística 2º semestre 80 ha
Objetivo: Proporcionar ao aluno ferramentas e conceitos algébricos e aplicá-los em sua área de atuação e conhecimento. Despertar e conscientizar o aluno para a importância das técnicas estatísticas para a sua vida profissional.
Ementa: Estatística descritiva: dados e classificação de variáveis qualitativas e quantitativas. Distribuição de frequências. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Medidas de assimetria e curtose. Probabilidade: conceitos e definições. Teorema da adição e da multiplicação. Probabilidade condicional. Teorema de Bayes. Correlação: diagrama de dispersão e coeficiente de Pearson. Regressão linear simples.
Disciplina: Fundamentos de Gestão de Pessoas 2º semestre 40 ha
Objetivo: Discutir o contexto histórico da administração de RH e desenvolver habilidades de comunicação e relações humanas no ambiente de trabalho em diferentes realidades organizacionais.
Ementa: Contexto histórico da administração de RH. A Importância da área de recursos humanos. Políticas e estratégias de RH. As relações humanas e o ambiente de trabalho. A interação entre pessoas e organizações. Relações interpessoais; liderança. O sistema de administração de recursos humanos. Os subsistemas de provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento de recursos humanos.
Disciplina: Informática II 2º semestre 40 ha
Objetivo: Capacitar o aluno no uso e aplicação de Planilhas de Cálculo nas tarefas profissionais referentes à atuação dos profissionais no âmbito da automação dos processos no escritório. Desenvolver no aluno autonomia e agilidade na elaboração de fórmulas e funções para obtenção de resultados matemáticos, financeiros, estatísticos. Capacitá-lo a criar gráficos, planilhas dinâmicas, dentre outros recursos oferecidos pela ferramenta.
Ementa: Conceitos e recursos básicos e avançados de Planilhas de Cálculo. Operações com pastas e planilhas; formatação de células; fórmulas e funções; sequências, filtragem, classificação de dados e congelamento (referência mista e referência absoluta); gráficos. Vínculos entre planilhas.
Disciplina: Inglês III e IV 2º semestre 80 ha
Objetivo: Capacitar o estudante para se comunicar em contextos empresariais, assim como capacitá-lo a interpretar textos, gráficos e tabelas. Produzir e-mails e relatórios simples. Discutir aspectos culturais das comunidades falantes de língua inglesa.
Ementa: Consolidação e ampliação das estruturas linguístico-comunicativas da língua inglesa por meio de práticas nas quatro habilidades. Expansão de vocabulário específico para a atuação profissional.
Disciplina: Língua Portuguesa II 2º semestre 80 ha
Objetivo: Enfatizar o estudo da Língua Portuguesa na esfera textual, com vistas ao aprimoramento da comunicação por escrito. Vincular a linguagem verbal e a não verbal às manifestações sócio-culturais e administrativas. Analisar a estrutura da língua no âmbito do discurso. Comparar os tipos gêneros discursivos, na relação entre diversos textos e contextos da esfera individual, corporativa e social.
Ementa: Definição de texto, intertexto e contexto. Tipos de texto: narração, descrição dissertação. Estrutura do texto. O parágrafo: definição e características. Fundamentos de coesão e coerência. Conectivos. A pontuação como elemento de coesão. Noções de gênero. Gêneros comerciais. Produção textual. Revisão gramatical.
Disciplina: Tecnologia em Secretariado II 2º semestre 80 ha
Objetivo: Prover aos alunos o conhecimento da evolução do secretariado e as suas novas exigências, distinguindo as funções inerentes aos diferentes níveis de atuação. Propiciar embasamento teórico e prático que subsidie reflexão crítica sobre as atividades do Secretário Executivo na Gestão Secretarial, sobre o ser profissional e seu posicionamento na organização. Capacitar a planejar e organizar a rotina secretarial, utilizando todas as ferramentas disponíveis, aplicando as técnicas adequadas à organização do trabalho e à gestão do tempo.
Ementa: Histórico da profissão de Secretariado. Regulamentação da Profissão. O profissional de secretariado na estrutura organizacional: habilidades e competências estratégicas no cenário atual. A rotina e o cotidiano da Gestão Secretarial. Agendas: tipos e gerenciamento. Follow-up na gestão secretarial. Atendimento ao cliente interno e externo. Atendimento telefônico e atendimento pessoal. Administração do tempo. Organização de viagens. Reuniões. O gerenciamento da informação na Gestão Secretarial. Relacionamento interpessoal e intradepartamental: comportamento interativo, administração de conflitos. Logística de documentos, correspondência e amostras. Utilização de equipamentos e novas tecnologias.
Disciplina: Espanhol V 3º semestre 40 ha
Objetivo: Promover o desenvolvimento das quatro habilidades na língua estrangeira, a saber, compreensão oral e escrita e expressão oral e escrita. A partir de uma abordagem discursiva promover uma visão da cultura hispânica livre de estereótipos e preconceitos. Dar ênfase aos gêneros que circulam no meio empresarial promovendo a capacidade do aluno de identificar e reproduzir as sequências instrucionais e dialogais.
Ementa: Estudo dos elementos linguísticos para a produção e compreensão oral e escrita no âmbito tecnológico/profissional e pessoal. Modos de expressar incerteza, certeza, desejos, possibilidades, ordem, pedido, instrução, conselho, condição. Estudo contrastivo (português x espanhol) dos modos de expressar certeza e incerteza. Reflexão sobre formas de interpelação do outro em língua espanhola.
Disciplina: Informática III 3º semestre 40 ha
Objetivo: Capacitar o aluno com relação ao uso de redes de computadores, seus recursos e para a pesquisa, apropriação de informação, atualização de arquivos, em redes públicas e privadas, preparando-o com enfoque prático para sua atividade profissional nas organizações em que exercerá a atividade de secretário.
Ementa: Conceito de redes de computadores. Elementos de redes – software e hardware. Redes privadas, Lan, Intranet, Extranet. Redes Públicas. Internet: Sites, Navegadores, Serviços, Segurança, Portais, RSS, Pesquisas, Grupos, Enciclopédias. Páginas Pessoais. Elaboração de blogs e outras ferramentas de comunicação. Análise de ferramentas de desenvolvimento de websites e de autoria. Indicadores para avaliação de websites e sistemas multimídia. Ferramentas do Outlook.
Disciplina: Inglês V e VI 3º semestre 80 ha
Objetivo: Capacitar o estudante para se comunicar com maior fluência em situações no âmbito empresarial, tanto na forma oral como na escrita. Discutir aspectos culturais das comunidades falantes de língua inglesa.
Ementa: Refinamento das estruturas linguístico-comunicativas da língua inglesa por meio de práticas nas quatro habilidades e ampliação de vocabulário específico para a atuação profissional.
Disciplina: Língua Portuguesa III 3º semestre 80 ha
Objetivo: Aprofundar o estudo da Língua Portuguesa, habilitando o profissional a explorar a linguagem verbal na construção de textos voltados para o âmbito empresarial. Levar ao reconhecimento, interpretação e produção de diferentes estruturas de textos. Destacar aspectos estilísticos em variados gêneros.
Ementa: Leitura e interpretação de texto. Gêneros digitais. Escrita tradicional e escrita digital. Noções de análise do discurso. Marcas de estilo: harmonia, concisão, objetividade e clareza. A comunicação oral: uso da linguagem em diferentes situações. Gêneros comerciais. Produção textual. Revisão gramatical.
Disciplina: Marketing 3º semestre 40 ha
Objetivo: Apresentar uma concepção contemporânea da mercadologia, destacando as técnicas de planejamento, organização e controle de marketing para dirigir empreendimentos e desenvolvimento de novos negócios.
Ementa: Conceito de Marketing. Ambiente e Sistema de Marketing. Mercado de Bens e Consumo, Mensuração e Previsão de Demanda. Segmentação de Mercado. Pesquisa mercadológica. Análise de produtos e mercados. Administração de composto de produto e planejamento do mercado. Conquista de mercados. Satisfação do consumidor: agregando valor.
Disciplina: Matemática Financeira Aplicada 3º semestre 80 ha
Objetivo: Preparar os alunos através de um embasamento teórico/prático para uma visão crítica a fim de compreender a utilização da matemática financeira no desenvolvimento da sua atividade profissional.
Ementa: Juros Simples. Juros Compostos. Descontos (simples e comercial). Taxas de Juros. Série Uniforme de Pagamentos (Rendas). Séries Perpétuas. Amortização de Empréstimos. Fluxo de Caixa. Anuidades ou Séries de Pagamentos. Sistemas de Amortização (Price, SAC e SAM). Operação da HP-12C para as operações de capitalização e desconto.
Disciplina: Noções de Direito 3º semestre 40 ha
Objetivo: Apresentar conhecimentos básicos de Direito necessários ao desempenho da profissão de Secretário Executivo.
Ementa: A ciência do direito; conceito básico de direito; normas jurídicas; fontes do direito; principais ramos do direito; Os conhecimentos básicos de Direito Público e Privado, nas áreas de Direito Constitucional, Civil, Comercial, Trabalhista, Tributário e Administrativo.
Disciplina: Tecnologia em Secretariado III 3º semestre 80 ha
Objetivo: Introduzir aos alunos conhecimentos sobre as principais etapas da organização de um acervo arquivístico, bem como conceitos, técnicas e critérios, de modo a capacitá-los a elaborar as linhas gerais de um projeto de organização de um acervo.
Ementa: Diagnóstico da organização de arquivos da empresa. Arquivos: origem, conceito, funções, importância, organização, finalidade, natureza do arquivo. Conceito de documentos e documentação. Estudo das técnicas, métodos e sistemas de organização de arquivos. Microfilmagem. Informatização de documentos. O processamento da documentação: seleção, aquisição, tombamento, ordenamento, descarte e recuperação. Classificação e instalação do arquivo, sistema de equipamentos, principais acessórios e tipos de arquivos. Centralização ou descentralização. Noções de implantação de sistema de arquivo. Gestão da informação, desde a produção até a difusão documentária. Fases do processo de documentação, encaminhamento, destino dos documentos, conservação. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Implantação de serviços e redes de informações documentais.
Disciplina: Contabilidade 4º semestre 40 ha
Objetivo: Colocar o aluno em contato com os conceitos básicos da contabilidade; apresentar aos alunos situações que lhes permitam vivenciar a contabilidade e os conceitos da área relativos à futura profissão.
Ementa: Conceitos e noções de contabilidade. Ativo. Passivo. Receitas. Custos. Despesas. Patrimônio. Noções de Custos. Principais Operações Contábeis. Estruturas das demonstrações contábeis. Elaboração e Análise de Relatórios Contábeis. Estrutura das Demonstrações financeiras.
Disciplina: Espanhol VI 4º semestre 40 ha
Objetivo: Promover o desenvolvimento das quatro habilidades na língua estrangeira, a saber, compreensão oral e escrita e expressão oral e escrita. A partir de uma abordagem discursiva promover uma visão da cultura hispânica livre de estereótipos e preconceitos. Dar ênfase aos gêneros que circulam no meio empresarial promovendo a capacidade do aluno de identificar e reproduzir as seqüências argumentativas e reformulação.
Ementa: Aprofundamento do estudo dos elementos linguísticos para a produção e compreensão oral e escrita no âmbito tecnológico/profissional e pessoal. Modos de transmitir a palavra de outros. Identificação das diferentes pessoas do discurso. Reflexão sobre a reformulação do discurso alheio.
Disciplina: Geopolítica 4º semestre 40 ha
Objetivo: Possibilitar ao Tecnólogo em Secretariado conhecer as bases da política, nacional e internacional, a formação do sistema mundial de Estados, a normatização do poder e suas disputas no espaço.
Ementa: Apresentação e discussão dos fundamentos da geopolítica, identificando e interpretando a política nacional, os Estados, os blocos econômicos e os tratados políticos internacionais, gerando subsídios para uma atuação profissional nos diversos setores (público, privado ou terceiro setor) que identifique e considere os principais atores políticos, sociais e econômicos do sistema mundial.
Disciplina: Informática IV 4º semestre 80 ha
Objetivo: Capacitar o aluno quanto à elaboração de projetos e ao uso de Banco de Dados para aplicações de automação de escritórios preparando-o para a atividade profissional de secretariado nas organizações.
Ementa: Fundamentos de projetos: conceito, ciclo de vida e gestão. Histórico de banco de dados. Objetivo do banco de dados. Problemas das estruturas de dados convencionais. Modelos de dados: conceitual, lógico e físico. Organização física e técnica de implementação. Banco de dados relacional. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Exemplos de aplicações para automação de escritórios.
Disciplina: Inglês VII e VIII 4º semestre 80 ha
Objetivo: Levar o estudante a comunicar-se oralmente com mais autonomia em situações do âmbito social e empresarial e a produzir textos de diversos gêneros. Discutir aspectos culturais das comunidades falantes de língua inglesa.
Ementa: Ampliação da capacidade de expressão linguístico-comunicativa em contextos sociais e empresariais. Leitura e produção de textos de gêneros diversos.
Disciplina: Língua Portuguesa IV 4º semestre 40 ha
Objetivo: Destacar os gêneros que circulam no meio empresarial e científico, promovendo a capacidade do aluno de identificar, interpretar e produzir os diversos tipos textuais, em especial, a dissertação/argumentação. Analisar e produzir textos de caráter científico relacionados à área de estudo e atuação profissional.
Ementa: O texto dissertativo-argumentativo. A organização do pensamento lógico e as estruturas de argumentação e persuasão. Mecanismos de coesão e coerência. Os gêneros acadêmicos. Estrutura linguística dos textos acadêmicos. Normas da ABNT. Gêneros comerciais. Produção textual. Leitura e interpretação de texto. Revisão gramatical.
Disciplina: Métodos para a Produção do Conhecimento 4º semestre 40 ha
Objetivo: Levar o aluno a compreender como se dá o conhecimento e como obtê-lo; conscientizá-lo sobre o processo de desenvolvimento de uma pesquisa; demonstrar as formas adequadas de apresentação de trabalhos acadêmicos. Fornecer as noções fundamentais para o desenvolvimento de um projeto acadêmico ou empresarial. Apresentar as especificidades e as normas técnicas que regem os textos acadêmicos. Habilitar o aluno a produzir artigos científicos, relatórios de pesquisa e monografias.
Ementa: Tipos de conhecimento. O conhecimento científico. Método: definição e tipos. Pesquisa científica e pesquisa tecnológica. Planejamento e desenvolvimento da pesquisa: coleta das informações, organização e análise. Citações e referências. Noções de elaboração de projeto. Projeto acadêmico e projeto empresarial. Textos acadêmicos: artigos, relatórios de pesquisa e monografias. Formas de elaboração de textos acadêmicos.
Disciplina: Tecnologia em Secretariado IV 4º semestre 80 ha
Objetivo: Desenvolver no aluno os preceitos de postura, ética e etiqueta profissional, boas maneiras adequadas para convivência saudável nas organizações como gestor secretarial. Capacitar o aluno para compreender e entender o negócio da organização, sua missão, visão, valores e objetivos. Adequar o profissional para atuar em diferentes ambientes e culturas organizacionais com ética e comportamento condizentes ao assessor executivo. Desenvolver o conceito de agente facilitador como fator potencializador de sua assessoria executiva. Incorporar ao repertório dos alunos conceitos emergentes das culturas organizacionais que influenciam hodiernamente a ação de executivos e seu comportamento no mercado e no seu ambiente de trabalho.
Ementa: Definição de Ética. Ética pessoal, profissional e empresarial. O código de ética profissional. Postura profissional: comportamento e atitude. Profissionalismo, empregabilidade e carreira. Empowerment. Metas corporativas. Noções preliminares da inteligência emocional e assertividade. Resiliência. Estilos gerenciais. Técnicas de negociação por estilo gerencial. Conceito de secretário como agente facilitador de resultados, na qualidade, na comunicação corporativa e de mudanças. Cultura, imagem e poder. Marketing pessoal e profissional. Qualidade de vida no trabalho – QVT. Responsabilidade social e voluntariado. Etiqueta pessoal, social e profissional. Etiqueta à mesa. Etiqueta empresarial. Comunicação assertiva. Feedback.
Disciplina: Espanhol VII 5º semestre 40 ha
Objetivo: Promover o desenvolvimento das quatro habilidades na língua estrangeira, a saber, compreensão oral e escrita e expressão oral e escrita. A partir de uma abordagem discursiva promover uma visão da cultura hispânica livre de estereótipos e preconceitos. Dar ênfase aos gêneros que circulam no meio empresarial promovendo a capacidade do aluno de identificar e reproduzir as seqüências argumentativas e explicativas.
Ementa: Aprofundamento do estudo dos elementos linguísticos para a produção e compreensão oral e escrita no âmbito tecnológico/profissional e pessoal. A explicação e a argumentação em língua espanhola. Formas de tomada de turno. Estudo contrastivo (português x espanhol) dos marcadores argumentativos e consecutivos. Reflexão sobre modos de organização do discurso explicativo e argumentativo em língua espanhola.
Disciplina: Gestão Financeira 5º semestre 80 ha
Objetivo: Instrumentalizar o aluno nas técnicas de gestão financeira, relacionamento com o sistema financeiro, processo decisorial de recursos financeiros.
Ementa: A função financeira na empresa. Análise vertical e horizontal. Indicadores de desempenho. Conceito de risco e retorno. Estrutura financeira e custo de capital. Fluxo de caixa. Ferramentas para gestão econômico-financeira. Decisões de curto, médio e longo prazos – de financiamento (fontes, administração de capital de giro, caixa, créditos e estoques) e investimento. Alavancagem: operacional, financeira e combinada.
Disciplina: Inglês IX e X 5º semestre 80 ha
Objetivo: Levar o estudante a comunicar-se oralmente e produzir textos com mais autonomia em situações do âmbito social e empresarial. Possibilitar que o aluno argumente e exponha seus pontos de vista. Capacitá-lo a traduzir textos de diversos gêneros. Discutir aspectos culturais das comunidades falantes de língua inglesa.
Ementa: Expansão da capacidade de expressão linguístico-comunicativa nas quatro habilidades. Introdução às técnicas e práticas de tradução.
Disciplina: Língua Portuguesa V 5º semestre 40 ha
Objetivo: Promover uma visão reflexiva sobre o papel do discurso oral e escrito veiculado na mídia, com ênfase nas manifestações sociais e culturais. Analisar os gêneros que circulam no meio cultural e empresarial, estimulando o aluno a localizar, interpretar e sintetizar os diversos tipos textuais, com vistas à construção do pensamento de viés analítico e autônomo.
Ementa: O texto dissertativo-argumentativo: o texto jornalístico - artigos de jornais e artigos acadêmicos. Normas da ABNT: revisão. Os gêneros comerciais. Mecanismos de coesão e coerência. Marcas de estilo: harmonia, concisão, objetividade e clareza. Leitura e interpretação de texto. Produção textual. Revisão gramatical.
Disciplina: Processos Gerenciais 5º semestre 80 ha
Objetivo: Desenvolver a capacidade analítica e prescritiva dos alunos para que possam compreender na prática a utilidade e aplicabilidade dos instrumentos de sistematização de processos no âmbito da automação do escritório.
Ementa: Organização: objetivo e estrutura. Análise organizacional: fases e instrumentos. Simplificação do trabalho, (re) desenho dos processos de negócio (sub-processos, atividades, recursos). Automação de processos no escritório. Organização formal e informal. Departamentalização. Estruturas organizacionais. Estruturas tradicionais. Gráficos de processamento. Layout. Análise da distribuição do trabalho. Formulários e manuais. Princípios de Ergonomia no Escritório.
Disciplina: Projeto do Trabalho de Graduação 5º semestre 40 ha
Objetivo: Desenvolver um projeto de estudos individual com a abordagem de assuntos relativos ao Curso de Graduação.
Ementa: O projeto de Conclusão de Curso é uma exigência curricular na formação acadêmica e profissional dos Cursos de Tecnologia e consiste no desenvolvimento de um projeto de estudo individual sobre temas do conteúdo dos cursos e relacionado à prática profissional do aluno.
Disciplina: Projeto Integrador em Secretariado I 5º semestre 80 ha
Objetivo: Capacitar o aluno na elaboração de projetos de automação e organização de um escritório, integrando os conhecimentos de Tecnologias de Secretariado, Informática e Administração. Propiciar uma vivência de implantação de Tecnologia da informação. Propiciar que o aluno desenvolva a capacidade de integração de conhecimentos para a prática em um Escritório Modelo. Fornecer ao aluno a oportunidade de organizar e informatizar um escritório. Propiciar uma vivência de projeto.
Ementa: Integração das disciplinas dos eixos do curso: Idiomas, Informática, Administração e Técnicas Secretarias. Elaboração de um projeto de organização e automação de escritórios. Uso das ferramentas lecionadas nas disciplinas dos quatro eixos.
Disciplina: Trabalho de Graduação I (Secretariado) 5º semestre 80 ha
Objetivo:
Ementa:
Disciplina: Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (SEC 2011/1) 6º semestre 120 ha
Objetivo: Enriquecer o processo formativo do aluno. Contribuir para desenvolver no aluno o interesse por atividades de caráter científico e cultural, no âmbito da faculdade e da comunidade acadêmica e propiciar condições para integrar o aluno em atividades de natureza científica ou de natureza cultural.
Ementa: Os estudantes deverão cumprir ao longo de todo o curso atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do aluno e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas (filmes, representações teatrais, visitas a museus, viagens etc.), validadas pela Coordenação do Curso.
Disciplina: Economia e Desenvolvimento Sustentável 6º semestre 80 ha
Objetivo: Desenvolver os conceitos básicos do sistema econômico, compreender os mecanismos de mercado e sua influência da vida econômica. Compreender a intervenção governamental na regulamentação dos mercados e no controle da Demanda Agregada.
Ementa: Estudo dos conceitos básicos necessários à compreensão do funcionamento dos sistemas econômicos, inclusive nas suas interrelações. Conceitos básicos de Economia; Microeconomia. Teoria da formação dos preços. Demanda e oferta de mercado, estrutura de mercado de fatores de produção e de bens e serviços. Teoria da empresa e elasticidade-preço da demanda. Macroeconomia: políticas econômicas, os principais agregados econômicos (PIB, PNB, PNL, identidade básica das contas nacionais, Renda Nacional, Despesa Nacional e Investimento Agregado); Inflação; Economia Internacional.
Disciplina: Elementos de Cultura dos Povos 6º semestre 40 ha
Objetivo: Conscientizar o aluno sobre as especificidades culturais de cada povo. Levá-lo a conhecer algumas das características que definem as culturas, ocidental e oriental. Apresentar os elementos que marcam a cultura brasileira. Discutir os conceitos de estereótipo e diferença. que estão intrinsecamente ligados à forma como os povos se vêem a si mesmos e aos outros. Apresentar as configurações culturais das sociedades contemporâneas.
Ementa: Conceito de cultura. Cultura e processo civilizatório. Mudanças culturais através da história. Aspectos das culturas dos povos ocidentais e orientais. Formação da cultura brasileira. A atual configuração da cultura brasileira. Movimentos culturais no mundo globalizado. Estereótipo e diferença. Multiculturalismo.
Disciplina: Espanhol VIII 6º semestre 40 ha
Objetivo: Promover a reflexão sobre a tradução em seus aspectos lingüísticos e culturais. Discutir os processos lingüísticos e discursivos da língua espanhola em contraste com a língua portuguesa no processo tradutório.
Ementa: Aprofundamento do estudo dos elementos linguísticos para a produção e compreensão oral e escrita no âmbito tecnológico/profissional e pessoal. Prática de tradução e versão de textos. Reflexões sobre proximidade/distância entre português e espanhol.
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado (Secretariado) 6º semestre 240 ha
Objetivo: Proporcionar ao aluno oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário; complementar o processo ensino-aprendizagem, por meio da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; o estágio deve servir como \"mapeamento\" da realidade profissional, aproximando os conhecimentos acadêmicos das práticas de mercado; criar oportunidades para o aluno, por meio do estágio, conhecer as organizações e saber como elas funcionam; incentivar as potencialidades individuais, proporcionando o surgimento de profissionais empreendedores; promover a integração da IE/Empresa/Comunidade; servir como meio de reconhecimento das atividades de pesquisa e docência, possibilitando ao aluno identificar-se com novas áreas de atuação; buscar colocação profissional junto ao mercado de trabalho, de acordo com a área de interesse do aluno.
Ementa: Aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na IES por meio da vivência em situações reais de desempenho da futura profissão. Atividades práticas, relacionadas com a área profissional, desenvolvidas em empresas da comunidade, sob orientação e supervisão da Faculdade.
Disciplina: Ética Profissional e Empresarial 6º semestre 40 ha
Objetivo: Discutir a origem do trabalho livre assalariado, diferenciando-o das demais atividades humanas na história para entender o surgimento do conceito de ética profissional. Conhecer o processo de constituição profissional e os elementos indispensáveis ao exercício, na esfera pública e privada, com responsabilidade ética e social. Reconhecer a regulamentação da profissão e o código de ética profissional. Interpretar e solucionar situações concretas que envolvam comportamento ético profissional.
Ementa: Conceito de Ética. Origens e fundamentos do trabalho profissional ético. Ética pessoal, profissional e empresarial. Código de ética. A empresa e a postura profissional: comportamento e atitude. Profissionalismo, empregabilidade e carreira. Sigilo das informações. Empowerment. Cultura, imagem e poder. Marketing pessoal e profissional. Responsabilidade social da profissão. Mercado de trabalho, voluntariado e outras formas de atuação.
Disciplina: Gestão da Qualidade 6º semestre 80 ha
Objetivo: Capacitar os alunos para a organização e administração de sistemas de qualidade, melhoria da qualidade de produtos e processos, bem como do aumento da eficiência dos processos produtivos.
Ementa: Conceitos e princípios da qualidade. Política da qualidade. Desdobramentos na gestão de processos: inspeção, controle estatístico, garantia da qualidade e gestão da qualidade. Mudanças e paradigmas. Modelo de implantação de um programa de qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade: PDCA; Kaizen; Diagramas e fluxogramas de análise de processos; 5W2H (What, When, Why, Where, Who, How, How much); Benchmarking. brainstorming. GUT – gravidade, urgência e tendência. Diagrama de Ishikawa – causa e efeito. Certificação da qualidade. Normas da Série ISO 9000. Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Gestão da qualidade total.
Disciplina: Inglês XI 6º semestre 40 ha
Objetivo: Levar o estudante a comunicar-se com mais eficiência na forma oral e escrita em situações diversas. Possibilitar que o aluno argumente e exponha seus pontos de vista. Capacitá-lo a traduzir textos de diversos gêneros. Discutir aspectos culturais das comunidades falantes de língua inglesa.
Ementa: Aprimoramento da capacidade comunicativa nas quatro habilidades. Aperfeiçoamento das técnicas de tradução.
Disciplina: Língua Portuguesa VI 6º semestre 40 ha
Objetivo: Promover uma visão, da cultura, contrária aos estereótipos e preconceitos, levando a uma reflexão sobre o uso da língua portuguesa. Dominar as modalidades padrão e não-padrão da língua. Aprofundar a análise e produção de textos. Aprimorar os conceitos e tarefas de pré-escrita (planejamento) e pós-escrita (revisão).
Ementa: O espaço da língua portuguesa no mundo. A língua portuguesa como expressão da cultura. Falares regionais. Gêneros comerciais. Leitura e interpretação de textos. Mecanismos de coesão e coerência. Produção textual. Revisão gramatical.
Disciplina: Projeto Integrador em Secretariado II 6º semestre 80 ha
Objetivo: Desenvolver no aluno os aspectos práticos da vivência real de escritórios. Capacitar o aluno na especificação de um escritório, integrando os conhecimentos já desenvolvidos. Propiciar uma vivência de criação e gestão de escritório.
Ementa: Integração das disciplinas dos eixos do curso: Idiomas, Informática, Administração e Técnicas Secretariais através de simulação do cotidiano e da realidade na criação de um pequeno escritório produtivo.
Disciplina: Trabalho de Graduação II (Secretariado) 6º semestre 80 ha
Objetivo:
Ementa:

Observações
a) Parte das cargas horárias de algumas disciplinas é composta por atividades autônomas que devem ser desempenhadas fora do horário de aula.
b) Esta organização curricular aplica-se às turmas com início a partir do 2º semestre de 2010.
c) Os semestres de oferecimento das disciplinas podem ser modificados sem prévio aviso.

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