Fatec São Caetano do Sul - Antonio Russo
Centro Paula Souza
Governo do Estado de São Paulo

Segurança da Informação

Curso de Segurança da Informação

Descrição
O Tecnólogo em Segurança da Informação zela pela integridade e resguardo de informações das organizações, protegendo-as contra acessos não autorizados. Assim, dentro dos princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade, esse profissional gerencia, aplica, administra e configura ambientes corporativos com requisitos de segurança. Realiza análises de riscos, administra sistemas de informações, projeta e gerencia redes de computadores seguras, realiza auditorias, planeja contingências e recuperação das informações em caso de sinistros. Atua nos aspectos lógicos e físicos, controlando os níveis de acesso aos serviços dos sistemas operacionais, banco de dados e redes de computadores. Pode exercer funções de CSO (Chief Security Officer) nas áreas de planejamento, implementação e controle da política de Segurança da Informação em ambientes corporativos de pequeno, médio e grande porte.

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Duração
3 (três) anos (seis semestres)

Prazo máximo para conclusão
5 (cinco) anos (dez semestres)

Carga horária
2800 horas

Vagas
matutino: 40
noturno: 40

Horários das aulas
matutino: segunda a sexta das 7h às 12h30
noturno: segunda a sexta das 19h às 22h30 e sábados das 8h às 11h30
Obs: As turmas do período noturno poderão ter aulas após às 11h30, conforme a necessidade.

Coordenador
Prof. MSc. Mário Eugênio Longato Currículo Lattes do Prof. Mário Eugênio Longato envie uma mensagem à coordenadora do curso

Situação legal
Reconhecido pela Portaria CEE 52/2020, publicada no DOE de 20/02/2020, Caderno Executivo - Seção I, p. 32

 

Mercado de atuação
Empresas de ramos e portes diversos (públicas ou privadas) e organizações do terceiro setor que se utilizam de recursos de Tecnologia da Informação necessitam de profissionais aptos a elaborar, supervisionar e executar o planejamento para garantia da confidencialidade, da integridade e da disponibilidade de dados, softwares e equipamentos. Além disso, o profissional de Segurança da Informação pode atuar como consultor independente na conscientização de usuários residenciais de computadores quanto à necessidade de uma utilização segura da tecnologia.

Estágio Supervisionado
Uma oportunidade para o profissional em formação tomar contato com sua área no ambiente empresarial, aplicando os conhecimentos desenvolvidos ao longo das aulas em situações reais do dia a dia. Os alunos do curso de Segurança da Informação devem obrigatoriamente cumprir a partir do quinto semestre do curso um estágio de 240 horas, nas quais deverão ser supervisionados por um profissional da empresa onde estagiarem de forma que suas atividades sejam acompanhadas e possam ser validadas pela Coordenação de Estágios da Fatec São Caetano do Sul.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Momento do curso no qual o aluno produzirá, sob orientação de um docente do curso, um trabalho de caráter acadêmico sobre tema relacionado à sua área de formação. O orientador é definido conforme a disponibilidade dos docentes e o tema escolhido pelo aluno. Após a elaboração do TCC, o aluno deverá apresentá-lo e submetê-lo à apreciação de uma Banca Examinadora, devendo ser capaz de defender o trabalho desenvolvido. As atividades visando a elaboração do TCC são iniciadas no quinto semestre e estendem-se até o sexto semestre do curso.

 

Disciplinas (a organização curricular pode ser modificada sem aviso prévio)

Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores 1º semestre 80 ha
Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: compreender a Arquitetura e Organização de Computadores.
Ementa: Arquitetura e organização dos modernos sistemas de computadores nos aspectos de hardware. Medidas de dados: bit, byte, kilobyte, megabyte, etc. Representação das informações. Conceito de palavra. Bases numéricas e codificação de dados. Introdução à lógica digital. Conceitos Básicos de Arquitetura Computacional: primeira, segunda, terceira e quarta geração de computadores, processador, canais, periféricos, Modo de Endereçamento, Tipo de Dados, Conjunto de Instruções, interrupções. Sistemas paralelos. Sistemas Operacionais: conceitos e funções. Linguagens e ferramentas. Organização de arquivos. Bancos de Dados: Conceitos e tipos de organização. Teleprocessamento e Redes: Conceitos.
Disciplina: Comunicação e Expressão I 1º semestre 40 ha
Objetivo: Gerais: Preparar o aluno com uma abordagem comunicativa que propicie a compreensão da Língua Portuguesa como uma ferramenta de trabalho importante para ascensão profissional. Capacitar o aluno para o bom desempenho oral e escrito na comunicação em Língua Portuguesa.
Específicos: Conscientizar-se de que o uso adequado da linguagem é um dos principais fatores para o sucesso profissional. Revisar pontos fundamentais da gramática com o objetivo de produzir textos de forma clara e objetiva. Assimilar e empregar corretamente as estruturas básicas da língua em diferentes contextos e ampliá-las de forma criativa. Conscientizar-se sobre a necessidade da revisão de textos.
Ementa: Comunicação verbal e não-verbal. Níveis de linguagem: adequação da linguagem para as diferentes situações comunicativas. Técnicas de leitura. Organização das ideias a partir da leitura. Estudo dos gêneros textuais, incluindo os digitais e o hipertexto. Elaboração de parágrafos. Identificação e aplicação de elementos de coesão e coerência textuais. Caracterização e produção de textos empresariais. Apresentações em ambiente empresarial. Técnicas de revisão do texto e de reescrita. Revisão gramatical.
Disciplina: Fundamentos de Tecnologia da Informação 1º semestre 80 ha
Objetivo: Permitir que o aluno possa ter desenvolvida uma visão abrangente da área de Tecnologia da Informação, incluindo os componentes de sistema envolvidos e sua utilização nas organizações.
Ementa: Conceito de Tecnologia da Informação (TI). Papel da TI nas Organizações. Máquina de Von Neumann: conceitos básicos. Software: software básico, aplicativos, linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento. Bancos de Dados: conceitos e aplicabilidade. Redes e Teleprocessamento. Internet: tecnologia e negócios. Padrões Abertos e Padrões Proprietários. Software Livre. Terceirização. Segurança da Informação. Governança de TI.
Disciplina: Inglês I 1º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de compreender instruções, informações, avisos, relatórios simples e descrições de produtos; se apresentar, dar informações pessoais, fazer e responder perguntas sobre vida cotidiana e empresarial, descrever locais e pessoas; preencher formulários com dados pessoais, dar e anotar recados, fazer anotações de horários, datas e locais; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.
Ementa: Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Matemática Discreta 1º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender os conceitos fundamentais da matemática, de forma a aplicá-los em situações-problema dentro do contexto do curso.
Ementa: Teoria dos conjuntos. Relações e Funções. Matrizes e Determinantes. Álgebra Linear. Lógica Proposicional. Tabelas Verdade. Equivalências Lógicas (Leis de Morgan). Teoria dos Números.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científico Tecnológica 1º semestre 40 ha
Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: Identificar os elementos e etapas necessárias para o estudo produtivo; estabelecer um roteiro de estudo adequado às suas necessidades e objetivos; diferenciar os diversos tipos de leitura; elaborar diferentes análises; identificar as várias formas de conhecimento; reconhecer as características da ciência; desenvolver as diversas atividades acadêmicas; diferenciar os diversos tipos de pesquisa; compreender e aplicar o método científico; pensar e elaborar um projeto de pesquisa; estruturar metodologicamente uma monografia; utilizar as diversas técnicas de pesquisa; redigir textos de forma acadêmica.
Ementa: O Papel da Ciência e da Tecnologia. Tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura e de análise textual. Citações e bibliografias. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não-experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.
Disciplina: Princípios de Segurança da Informação 1º semestre 40 ha
Objetivo: Compreender o papel da Segurança da Informação nas organizações, ter uma visão abrangente sobre os aspectos que envolvem essa atividade bem como sobre os profissionais que atuam nesta área e de seu relacionamento com o restante da organização.
Compreender a necessidade de elaboração e aplicação de controles no que diz respeito à Segurança Física e Lógica (incluindo acesso) dos recursos de Tecnologia da Informação nas organizações.
Compreender as funções de Gestão da Segurança da Informação e que estão inter-relacionadas na definição de um planejamento global, estratégico e operacional de Segurança da Informação nas organizações.
Ementa: Abordagem dos principais conceitos relacionados à Segurança da Informação como requisitos de segurança, políticas, vulnerabilidades e outros tópicos relacionados. Discussões relacionadas ao panorama da área de Segurança da Informação no Brasil e em outros países possibilitando a elaboração de uma visão geral sobre as funções dessa área.
Disciplina: Programação I 1º semestre 80 ha
Objetivo: Contribuir para que o aluno torne-se capaz de compreender e elaborar algoritmos computacionais utilizando-se de técnicas de programação estruturada, assim como implementar esses algoritmos em uma linguagem de programação procedural.
Ementa: Conceitos, princípios, técnicas e ferramentas utilizadas na programação de computadores por meio da abordagem estruturada, incluindo o desenvolvimento de algoritmos e sua implementação utilizando linguagem procedural com estruturas de controle, vetores uni e multidimensionais, strings e modularização.
Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral 2º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender os conceitos fundamentais da Matemática, de forma a aplicá-los em situações-problema dentro do contexto do curso.
Ementa: Função real de variável real. Limites e continuidade. Derivadas. Integrais.
Disciplina: Comunicação e Expressão II 2º semestre 40 ha
Objetivo: Mostrar ao aluno a importância do plano de idéias (mind map) como ferramenta para o levantamento de temas, tópicos e subtópicos ligados ao texto. Orientá-lo para a realização da análise, e consequente elaboração, de textos de natureza expositiva e argumentativa, Enfatizar a necessidade de revisão e de reescrita do texto.
Ementa: Leitura e interpretação de textos. Planejamento das idéias. O texto argumentativo: diferenças entre dissertação e argumentação. Estrutura do texto argumentativo. Elaboração da linguagem nos gêneros textuais acadêmicos. Apresentações orais em situações acadêmicas. Técnicas de revisão do texto e de reescrita. Revisão gramatical.
Disciplina: Diagnóstico e Solução de Problemas em Tecnologia da Informação 2º semestre 80 ha
Objetivo: Contribuir para a capacitação do aluno em atuar no diagnóstico e na solução de problemas que envolvam recursos de Tecnologia da Informação.
Ementa: Identificação dos componentes de um computador, compatibilidade, detalhes sobre as especificações de cada componente, identificação e correção de problemas, substituição de componentes, upgrades, configuração (Setup/BIOS). Utilização de softwares e ferramentas para testar o hardware. Instalação e configuração de softwares (aplicativos gerais, gerenciadores de bancos de dados e sistemas operacionais). Criação de partições, formatação de discos, instalação de drives de vídeo, modem, som, rede, entre outros. Manutenção preventiva de hardware, limpeza periódica nos componentes, compra e controle de componentes, equipamentos de reserva. Manutenção preventiva de software, instalação e configuração de antivírus e de programas de prevenção contra acessos não autorizados (firewall). Monitoração dos recursos de servidores e estações de trabalho e dos componentes de entrada, armazenamento e saída de dados. Monitoramento de logs e registros do sistema. Gerenciamento de cópias de segurança. Apresentação de propostas para mudanças de equipamentos e softwares. Checagem de equipamentos de energia, incêndio e iluminação de emergência. Recuperação de arquivos e transferência dos mesmos.
Disciplina: Inglês II 2º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de se comunicar utilizando frases simples em contextos pessoais e profissionais, pedir e dar permissão, falar sobre o trabalho, fazer comparações, falar sobre experiências passadas, atender uma ligação telefônica e anotar recados; utilizar números em contextos diversos; redigir correspondências rotineiras simples; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio por meio de funções sociais e estruturas simples da língua desenvolvidas na disciplina Inglês I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Programação II 2º semestre 80 ha
Objetivo: Ser capaz de desenvolver aplicativos que se utilizem de modularização, recursividade, técnicas de busca e ordenação e estruturas de dados com a adoção de linguagem procedural e técnicas de programação estruturada.
Ementa: Modularização, recursividade, técnicas de busca e ordenação e estruturas de dados (registro e lista) no desenvolvimento de aplicativos por meio da abordagem estruturada e implementação com linguagem procedural.
Disciplina: Sistemas Operacionais 2º semestre 80 ha
Objetivo: Contribuir para que o aluno compreenda as funções de um sistema operacional bem como os diversos componentes que as controlam e de que forma esses componentes estão relacionados entre si.
Ementa: Conceito, funções e características de um Sistema Operacional. Evolução histórica. Apresentação e utilização dos sistemas operacionais proprietários e não proprietários (modo texto: comandos e modo gráfico). Conceitos Básicos: mono e multi-programação, processo, arquivo, chamada de sistema, interrupção. Gerenciamento de memória, de processos, de dados, de desempenho, de recuperação, de recursos, de concorrência e de periféricos. Análise de componentes dos SO´s no tocante à estrutura de controle e operacional. Sistema operacional de rede e distribuído. Comunicação em sistemas distribuídos: síncrona e assíncrona, modelo cliente servidor, rede peer-to-peer, RPC (Remote Procedure Call).
Disciplina: Tecnologias de Redes de Computadores 2º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender:
- O que são as redes locais de computadores e os sistemas de telefonia e telecomunicações, contextualizando-os como base de infraestrutura, ferramentas de produtividade e integração de dados, aplicações e pessoas nas organizações.
- Os conceitos de servidor e de cliente em redes de computadores, bem como diferenciar e classificar redes de computadores baseando-se em sua abrangência geográfica e pela distribuição de servidores e clientes no ambiente.
- Detalhes físicos de projeto e implementação de redes de computadores, como topologias, sistemas de cabeamento, equipamentos de conectividade e os fenômenos físicos relacionados à definição de sistemas de telefonia e telecomunicações.
- Detalhes lógicos de projeto e implementação de redes como modelos, protocolos, pacotes, arquiteturas, roteamento e os fundamentos de telefonia digital e recursos de codificação e compressão utilizados em sistemas de telecomunicações.
- A função de serviços de redes, tais como impressão, diretório, bancos de dados, aplicações, acesso remoto e administração de usuários, gerenciamento de recursos, configuração, desempenho, projeto e segurança da rede e resolução de problemas.
Ementa: Apresentação e estudo dos conceitos inerentes às redes de computadores, abrangendo mas não se limitando às topologias, meios físicos de transmissão, arquiteturas (modelos OSI e TCP/IP), protocolos de comunicação, equipamentos e componentes de conectividade, interconexão de redes, sistemas operacionais, serviços e aplicações em ambientes de rede, incluindo exemplos de aplicação em redes corporativas.
Disciplina: Administração de Sistemas Operacionais de Redes 3º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer e compreender características de sistemas operacionais de rede.
Identificar opções de implementação de sistemas operacionais de rede em uma organização. Identificar recursos de hardware necessários para a instalação de sistemas operacionais de rede.
Instalar e configurar adequadamente sistemas operacionais de rede. Identificar falhas e efetuar tarefas de administração em sistemas operacionais de rede. Otimizar o desempenho de sistemas operacionais de rede.
Ementa: Estudo e aplicação dos conceitos que fundamentam a administração segura e eficaz de sistemas operacionais de rede baseados em uma ou mais plataformas tecnológicas adotadas como padrão de facto no mercado, apresentando ao aluno as melhores práticas em relação à instalação, administração, manutenção e gerenciamento de seus recursos. Tarefas de administração do sistema como gerenciamento de contas de usuários, compartilhamento de recursos, instalação de software, instalação de hardware, configuração e atualização do sistema, backup e restore do sistema e programação de scripts estão incluídas nos tópicos a serem abordados.
Disciplina: Criptografia 3º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer e compreender a importância da Criptografia como alternativa para implementação de confidencialidade, integridade, autenticidade ou não repúdio a informações armazenadas em computadores ou que trafegam em redes de computadores. Conhecer e compreender diferentes métodos criptográficos, protocolos, algoritmos, assinaturas e certificados digitais e o uso da criptografia como componente de serviços de autenticação e controle de acesso. Selecionar a solução de criptografia mais adequada para cada implementação, de acordo com suas particularidades.
Ementa: Abordagem da utilização da criptografia para garantir requisitos de segurança de informações, sistemas e transações eletrônicas, abrangendo uma introdução à origem da criptografia, a importância da criptografia para a segurança de sistemas e informações, algoritmos criptográficos, assinaturas e certificados digitais.
Disciplina: Gestão Empresarial em Tecnologia da Informação 3º semestre 80 ha
Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de ter uma visão geral da ciência administrativa e de sua importância para as organizações de todos os tipos, além de visualizar o processo gerencial de uma empresa e seus relacionamentos a fim de auxiliar na gestão do próprio negócio e no desenvolvimento de soluções empresariais.
Ementa: Teoria geral da administração: conceitos e métodos. A evolução do pensamento administrativo. Funções da Administração (planejar, organizar e controlar). Processos de gerência. As estruturas das funções de produção, de marketing, de finanças e de recursos humanos na indústria, comércio e prestação de serviços. Princípios de organização e métodos. Gestão de Processos e técnicas de estruturação. Ferramentas de controle e avaliação gerencial.
Disciplina: Inglês III 3º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões em contextos sociais e empresariais usando linguagem apropriada de polidez e formalidade, expressar opiniões e necessidades, fazer solicitações, descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais; usar números para descrever preços, dados e gráficos; compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área; redigir cartas e e-mails comerciais simples; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Laboratório de Administração de Sistemas Operacionais de Redes 3º semestre 40 ha
Objetivo: Capacitar o aluno para a administração de sistemas operacionais de redes utilizando-se de boas práticas e ferramentas amplamente adotadas na área.
Ementa: Abordagem prática em laboratório dos processos de administração de sistemas operacionais de redes, dando ênfase a tecnologias amplamente adotadas na área e complementando os estudos desenvolvidos em "Administração de Sistemas Operacionais de Redes".
Disciplina: Probabilidade e Estatística 3º semestre 80 ha
Objetivo: Reconhecer e aplicar os conhecimentos sobre distribuição de freqüências; construir e analisar gráficos estatísticos; analisar o afastamento de dados numéricos em relação a um valor médio; utilizar os procedimentos estatísticos para tomadas de decisões; efetuar cálculos de probabilidades e analisar os fenômenos probabilísticos; obter, por regressão, a curva que melhor ajusta pontos amostrais; interpretar o significado da curva obtida; obter dados por amostragem e inferir.
Ementa: Distribuições de freqüências. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Probabilidade. Distribuições: binomial, normal, Poisson. Amostragem. Testes de hipótese. Regressão e modelo de regressão.
Disciplina: Protocolos e Roteamento em Redes de Computadores 3º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer e compreender detalhes de projeto, arquitetura e funcionamento de protocolos utilizados em redes de computadores.
Interpretar o tráfego de pacotes de dados em redes de computadores baseando-se na estrutura e funcionamento dos protocolos em uso nessas redes.
Compreender a função do roteamento nas redes de computadores e os recursos de hardware e software envolvidos nessa função de redes de computadores. Projetar, implementar e administrar diferentes esquemas de roteamento de acordo com os ambientes envolvidos.
Ementa: Abordagem da estrutura e do funcionamento de protocolos considerados essenciais em redes de computadores, também destacando a compreensão de determinadas situações e características utilizando-se de diagnósticos baseados em informações obtidas por meio da análise desses protocolos. Apresentação dos conceitos, características e demais aspectos relacionados à função de roteamento em redes de computadores, procurando detalhar os diferentes protocolos envolvidos e formas de implementação que permitam a adoção de tais recursos da maneira mais adequada aos cenários propostos.
Disciplina: Análise e Gestão de Riscos em Segurança da Informação 4º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer e compreender o conceito de Risco e como esse se aplica ao uso da tecnologia da informação nas organizações. Identificar os riscos inerentes ao ambiente de tecnologia da informação nas organizações. Elaborar e implementar um plano de ações que permita encontrar soluções que levem à atenuação ou eliminação dos riscos relativos à utilização da tecnologia da informação nas organizações.
Ementa: Aborda a importância da compreensão dos riscos presentes nos ambientes sistêmicos de qualquer organização para um gerenciamento efetivo da Segurança da Informação. Visando desenvolver a capacidade de pesquisa e análise, são estudadas técnicas que permitem uma visão mais clara dos riscos presentes nos ambientes organizacionais, bem como a identificação de soluções para a atenuação dos riscos a patamares aceitáveis.
Disciplina: Fator Humano em Segurança da Informação 4º semestre 40 ha
Objetivo: Compreender aspectos ligados às relações humanas e de que forma esse conhecimento pode ser usado por potenciais agentes agressores no intuito de obtenção de informações às quais normalmente não teria acesso.
Compreender o que significa "engenharia social" e como esse termo está ligado à Segurança da Informação.
Definir contramedidas que possam ser utilizadas no caso de detecção de um ataque baseado em engenharia social para atenuar ou eliminar a ameaça à organização.
Ementa: Estudo de aspectos comportamentais, físicos ou psicológicos, que possam constituir vulnerabilidades no controle de acesso a informações e que são utilizados por potenciais invasores com o intuito de obter para si ou para outros informações que normalmente não lhe seriam disponíveis. São abordadas as diversas formas de ataque e as medidas que podem ser tomadas para minimizar a possibilidade de exploração dessas vulnerabilidades, entre elas a conscientização dos integrantes das organizações.
Disciplina: Governança em Tecnologia da Informação 4º semestre 80 ha
Objetivo: Estar apto a utilizar padrões e práticas consagradas no sentido de garantir que os recursos de TI de uma organização suportem e viabilizem o atingimento de suas estratégias e objetivos.
Ementa: Estudo de padrões, princípios, estruturas e processos gerenciais que permitam às organizações garantir que seus recursos de Tecnologia da Informação suportem e viabilizem o atingimento de suas estratégias e objetivos.
Disciplina: Infraestrutura Física em Redes de Computadores 4º semestre 80 ha
Objetivo: Tornar o aluno apto a utilizar boas práticas de mercado na definição dos componentes da camada física em redes de computadores.
Ementa: Aborda os principais padrões, procedimentos e ferramentas utilizados na definição dos componentes da camada física em redes de computadores, dando ênfase à utilização do cabeamento estruturado e incluindo os procedimentos de instalação, testes e certificação, bem como as técnicas de troubleshooting (identificação e resolução de problemas).
Disciplina: Inglês IV 4º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões e negociações em contextos sociais e empresariais, destacando vantagens, desvantagens e necessidades; preparar-se para participar de entrevistas de emprego presenciais e por telefone; compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área; redigir cartas e e-mails comerciais, relatórios e currículos; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Perícia Forense em Segurança da Informação 4º semestre 40 ha
Objetivo: Compreender o papel da Perícia Forense como instrumento e técnica relacionada à Segurança da Informação, assim como seus conceitos, metodologias e técnicas de análise, incluindo a manipulação e a coleta de evidências em incidentes que envolvam o meio digital.
Ementa: Apresentação de conceitos, metodologias e técnicas de análise e perícia forense, incluindo a manipulação e a coleta de evidências que servirão como instrumentos para a atuação do profissional de Segurança da Informação na investigação de incidentes relacionados a recursos de Tecnologia da Informação.
Disciplina: Planejamento e Implementação de Serviços em Redes de Computadores 4º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender as principais características de serviços de aplicação e mensageria em redes de computadores.
Definir os serviços de aplicação e mensageria que melhor atenderão às necessidades de uma organização.
Projetar, implementar e administrar serviços de aplicação e mensageria em uma organização.
Identificar falhas e efetuar tarefas de manutenção em serviços de aplicação e mensageria.
Otimizar o desempenho de serviços de aplicação e mensageria em redes de computadores.
Ementa: Estudo e aplicabilidade dos conceitos, características de funcionamento, implementação, administração e resolução de problemas de forma segura e eficaz na utilização dos principais serviços de aplicação e mensageria existentes em sistemas operacionais de rede adotados como padrão no mercado, tendo como linha mestra a utilização de melhores práticas nesses serviços.
Disciplina: Políticas de Segurança da Informação 4º semestre 40 ha
Objetivo: Compreender a necessidade da definição de Políticas de Segurança da Informação nas organizações e quais as possíveis consseqüências da falta de seu planejamento e implementação.
Conhecer e ser capaz de interpretar as principais normas brasileiras/internacionais utilizadas na definição de Políticas de Segurança da Informação.
Definir políticas de segurança da informação para ambientes diversos baseando-se em melhores práticas e normas adotadas pelo mercado e na realidade da organização.
Ementa: Apresenta a importância e a relevância da formulação de políticas como instrumento norteador da Segurança da Informação dentro das organizações. Introduz métodos baseados em práticas adequadas para a elaboração e implementação dessas políticas, além de serem discutidas medidas que podem ser tomadas para sua divulgação na organização e conscientização de seus integrantes.
Disciplina: Auditoria em Sistemas de Informações 5º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer e compreender o papel da Auditoria na Tecnologia da Informação e os principais aspectos envolvidos nesta função do planejamento da Segurança da Informação nas organizações.
Planejar, operacionalizar, supervisionar e avaliar procedimentos de auditoria em recursos de Tecnologia da Informação segundo as melhores práticas adotadas pelo mercado.
Supervisionar e avaliar procedimentos de auditoria em recursos de Tecnologia da Informação segundo as melhores práticas adotadas pelo mercado.
Ementa: Aborda os conceitos relativos à Auditoria em Tecnologia da Informação (TI), o que envolve o Planejamento, Gerenciamento e Alocação dos Recursos, as técnicas para execução das etapas de uma auditoria, a documentação de testes realizados e o registro de evidências. Tendo como fundamento padrões internacionalmente reconhecidos em Auditoria e Segurança da Informação, emprega uma metodologia de avaliação de controles em TI com base em critérios de eficiência, eficácia, confidencialidade, integridade, disponibilidade e conformidade legal. Considera a avaliação da segurança física e lógica dos recursos e abrange todos os processos, referentes ao Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Produção, Manutenção e Monitoramento.
Disciplina: Empreendedorismo 5º semestre 40 ha
Objetivo: Conhecer os conceitos e a evolução do empreendedorismo, sendo capaz de compreender a cultura empreendedora e suas características enquanto possibilidade de desenvolvimento de visão de negócios, dentro ou fora de organizações. Desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores ligados à cultura empreendedora. Conhecer e compreender os passos iniciais no desenvolvimento de um empreendimento. Compreender a necessidade, características e estar apto a desenvolver o plano de negócios e o plano financeiro de um empreendimento.
Ementa: Abordagem das características empreendedoras, o desenvolvimento dessas competências no estudante universitário por meio do estudo do perfil do empreendedor, das técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, da aquisição e gerenciamento dos recursos necessários aos negócios, como análise de mercado, desenvolvimento e implantação de um plano mercadológico e financeiro, fazendo uso de metodologias que priorizam técnicas de criatividade, inovação, comunicação, processo visionário, trabalho em equipe, aprendizagem pró-ativa, liderança, ética e negociação.
Disciplina: Gerenciamento de Redes de Computadores 5º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer e compreender a importância do gerenciamento de redes de computadores e os principais aspectos envolvidos nessa função.
Planejar e implementar estratégias, métodos e ferramentas de gerenciamento de redes de computadores em diferentes ambientes.
Conhecer as tendências da função de gerenciamento de redes.
Ementa: Aborda e permite a aplicação de conceitos inerentes aos elementos das arquiteturas utilizadas para gerenciamento de redes de dados e de telecomunicações, protocolos de comunicação para gerenciamento de redes, agentes de monitoração e softwares aplicativos para gerenciamento de redes.
Disciplina: Inglês V 5º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com maior espontaneidade e confiança; fazer uso de estratégias argumentativas; acompanhar reuniões e apresentações orais simples e tomar nota de informações; redigir correspondência comercial em geral; compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio funções sociais e estruturas mais complexas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Projeto de Graduação I 5º semestre 40 ha
Objetivo: Desenvolver habilidades para a realização de pesquisa científica e tecnológica.Levar à produção de trabalhos que demonstrem reflexão crítica a respeito dos temas ligados à área de estudo.Promover a prática da produção de trabalhos acadêmicos segundo as normas técnicas.
Ementa: Desenvolvimento de pesquisa sobre tema relacionado à área de estudo, culminando com a elaboração de um trabalho no qual sejam aplicados os conhecimentos adquiridos durante o curso, bem como as normas técnicas para a produção de trabalhos acadêmicos.
Disciplina: Projeto de Redes de Computadores 5º semestre 40 ha
Objetivo: Compreender a necessidade do conhecimento e adoção de metodologias que permitam a elaboração de projetos de redes de computadores de forma estruturada e levando em consideração as características da organização à qual a rede servirá.
Elaborar projetos de rede de acordo com as características da organização e levando em conta as melhores práticas que permitam o pleno funcionamento e utilização dessas redes.
Avaliar projetos de redes de computadores e sugerir reformulações que contribuam para o incremento da qualidade dos serviços disponíveis no ambiente.
Ementa: Apresentação de alternativas para a elaboração de projetos de redes de computadores em ambientes diversos utilizando-se de conceitos, metodologias e técnicas que permitam o melhor dimensionamento e aplicação dos recursos e serviços necessários para a implementação dos projetos levando em consideração as características da organização para qual o projeto será destinado.
Disciplina: Resposta a Incidentes e Plano de Continuidade de Negócios 5º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender o papel e a importância do CSIRT (Computer Security Incident Response Team ou Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança em Computadores) no planejamento global de Segurança da Informação nas organizações.
Conhecer os procedimentos para obtenção das informações necessárias para se tratar um incidente, efetuando tarefas de análise e resposta em diferentes situações e exercitando a visão crítica.
Identificar possíveis problemas que devam ser evitados durante o trabalho do grupo de resposta a incidentes.
Compreender o que é um Plano de Continuidade de Negócios (PCN) e qual seu contexto dentro do planejamento e da gestão da Segurança da Informação, assim como os diversos aspectos e componentes que envolvem a elaboração de um PCN.
Elaborar e implementar Planos de Continuidade de Negócios adequados a cenários diversos.
Ementa: Elaboração de um plano de resposta a incidentes de segurança em Tecnologia da Informação (TI), tendo como base uma metodologia adequada para identificar, rastrear e executar ações de proteção e prevenção a ataques. São abordados os requisitos necessários para a formação e atuação de uma equipe de resposta a incidentes de segurança em computadores (CSIRT - Computer Security Incident Response Team), com abrangência interna a uma organização ou de âmbito regional, nacional ou internacional. Compreensão da necessidade da existência de um plano de continuidade de negócios (ou business continuity plan) assim como as etapas envolvidas em sua elaboração de forma que possa ser construído e adotado para provocar a reação e o retorno à normalidade no caso de uma crise no que se refere aos recursos de Tecnologia da Informação.
Disciplina: Segurança em Sistemas Operacionais e Redes de Computadores I 5º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender processos que controlam o tráfego de dados nas redes de computadores em diferentes plataformas, bem como o funcionamento de diferentes dispositivos de hardware e software que interfiram nessa função, assim como selecionar os melhores dispositivos de controle de tráfego a adotar em cada ambiente de rede, dependendo de suas características e necessidades.
Identificar e compreender as potenciais falhas de segurança em sistemas operacionais de rede de diferentes plataformas, sendo capaz de elaborar e implementar estratégias que evitem a utilização das falhas dos sistemas operacionais de rede por potenciais agentes agressivos ao ambiente em que esses sistemas estão instalados.
Identificar e compreender as falhas de projeto e implementação de protocolos que sejam fatores potenciais de existência de vulnerabilidades que possam ser exploradas em redes de computadores por possíveis agentes agressores, sendo capaz de planejar e implementar ações que permitam atenuar ou eliminar as vulnerabilidades causadas por falhas inerentes aos protocolos implementados em redes de computadores.
Compreender tipos de ataques a que sistemas operacionais e redes de computadores estão sujeitos bem como as características desses ataques, sendo capaz de identificar se e quando uma rede de computadores está sofrendo um ataque e implementar medidas que evitem ou minimizem os efeitos de possíveis ataques a redes de computadores.
Ementa: Instalação e configuração de dispositivos de controle de tráfego (como firewalls, roteadores ou outros que venham a ser utilizados) nas principais plataformas adotadas, envolvendo técnicas que permitam garantir a segurança desses dispositivos e como configurá-los de forma segura. Também abrange um conjunto de técnicas utilizadas em ataques a sistemas e redes com o uso de softwares que realizam checagem de vulnerabilidades no sistema, varredura de portas (serviços), detecção de sistema operacional, sistemas de detecção de intrusos nas principais plataformas utilizadas no mercado, permitindo que medidas sejam tomadas no sentido de minimizar ou eliminar falhas e vulnerabilidades que possam ser exploradas. Inclui o estudo de características de protocolos usualmente adotados em redes de computadores que podem ser exploradas por um potencial invasor e permite a implementação de medidas que previnam e minimizem os riscos de falha ou comprometimento do sistema por exploração destas características.
Disciplina: Direito e Ética Profissional na Sociedade da Informação 6º semestre 80 ha
Objetivo: Possibilitar ao Tecnólogo em formação conhecer elementos jurídicos indispensáveis ao exercício de suas atividades com responsabilidade ética e social. Analisar a atuação profissional através dos fundamentos da sociedade brasileira criados pelo Direito, considerando a ordem econômica, social e política da Constituição Federal e leis superiores. Reconhecer e aplicar a legislação nacional às questões relacionadas a Informática, abarcando temas clássicos e atuais da disciplina, articulando a atuação profissional com a responsabilidade ética e social. Conhecer a legislação aplicável aos domínios de Internet e conteúdos de sítios eletrônicos sob a ótica da responsabilidade jurídica face às diferentes disciplinas do Direito, incluindo o âmbito civil, penal e eleitoral.
Ementa: Apresentação e discussão dos fundamentos do trabalho profissional ético, identificando e interpretando os principais conceitos e institutos do ordenamento jurídico aplicáveis à área de Tecnologia da Informação, bem como as conseqüências jurídicas e éticas dos atos realizados no âmbito ou através de recursos de TI.
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado (Segurança da Informação) 6º semestre 240 ha
Objetivo: O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
Ementa: Ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o curso de Tecnologia em Segurança da Informação, num total de 240 horas a serem cumpridas no último semestre do curso.
Disciplina: Estudos Avançados em Segurança da Informação 6º semestre 40 ha
Objetivo: Identificar e compreender metodologias e tecnologias emergentes no mercado de segurança da informação.
Conhecer o estado da arte no mercado de Segurança da Informação.
Preparar-se para a evolução tecnológica inerente ao mercado.
Ementa: Aborda tecnologias emergentes e tendências de mercado na área de Segurança da Informação, conceituando e analisando a importância dessas tecnologias e tendências no cenário técnico-econômico atual e futuro. Apresenta e permite a discussão sobre a necessidade e relevância da atualização constante do profissional, procurando desenvolver autoconfiança e autonomia para escolha de caminhos futuros.
Disciplina: Ferramentas de Desenvolvimento para Web 6º semestre 80 ha
Objetivo: Ser capaz de desenvolver, implementar e operar aplicativos para a World Wide Web, selecionando as linguagens e demais artefatos tecnológicos de acordo com as necessidades apresentadas.
Ementa: Utilização de linguagens de marcação, formatação, scripts client side e server side no desenvolvimento, implementação e operação de aplicativos para a World Wide Web com acesso a banco de dados.
Disciplina: Gestão de Segurança da Informação 6º semestre 40 ha
Objetivo: Compreender como diferentes componentes de um plano de segurança devem ser combinados para a elaboração de um plano integrado de segurança da informação que englobe aspectos tecnológicos e humanos envolvidos nessa tarefa.
Elaborar planos integrados de segurança da informação que atendam às necessidades das organizações e ao mesmo tempo aumentem a garantia de confidencialidade, integridade, autenticidade, disponibilidade e não repúdio às informações sensíveis dessas organizações.
Analisar o planejamento de segurança da informação de um determinado ambiente, sendo capaz de identificar pontos que necessitem ser aprimorados nesse plano e de propor as alternativas para tanto.
Ementa: Exercício do pensamento político e estratégico para a construção de um plano de Gestão de Segurança da Informação, no qual se organiza a apresentação dos sistemas de proteção desde a sua política de segurança até a estratégia de continuidade dos negócios. É apresentado um modelo de plano gerencial e cenários de ambientes computacionais para os quais serão desenvolvidos planos gerenciais de segurança baseando-se no conhecimento construído ao longo do curso.
Disciplina: Inglês VI 6º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com mais autonomia, eficiência e postura crítico-reflexiva; aperfeiçoar as estratégias argumentativas, discutir planejamento, lidar com conflitos em negociações, participar de reuniões e apresentações orais simples; interagir em contextos de socialização e entretenimento; redigir textos técnicos e acadêmicos; compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas mais complexas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês V. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Projeto de Graduação II 6º semestre 40 ha
Objetivo: Desenvolver habilidades para a realização de pesquisa científica e tecnológica. Levar à produção de trabalhos que demonstrem reflexão crítica a respeito dos temas ligados à área de estudo. Promover a prática da produção de trabalhos acadêmicos segundo as normas técnicas.
Ementa: Desenvolvimento de pesquisa sobre tema relacionado à área de estudo, culminando com a elaboração de um trabalho no qual sejam aplicados os conhecimentos adquiridos durante o curso, bem como as normas técnicas para a produção de trabalhos acadêmicos.
Disciplina: Segurança em Bancos de Dados 6º semestre 80 ha
Objetivo: Trazer ao aluno a importância da administração de servidores de bancos de dados e como o profissional de Segurança da Informação pode estar envolvido nessa atividade no sentido de manter a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações no ambiente.
Ementa: Conceitua os diversos tipos de sistemas gerenciadores de bancos de dados adotados no mercado, como os relacionais, os hierárquicos e os orientados a objetos, abordando aspectos relativos ao projeto e a implementação de bancos de dados relacionais e enfatizando as funções ligadas à segurança dos dados armazenados tais como instalação do SGBD, administração, usuários e permissões, questões de performance e outras que se apresentem como necessárias.
Disciplina: Segurança em Sistemas Operacionais e Redes de Computadores II 6º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender e identificar as falhas de projeto ou implementação de redes de computadores que impliquem em vulnerabilidades na segurança desses ambientes.
Planejar e implementar medidas que visem ao aumento da segurança em redes de computadores em ambientes diversos.
Planejar e implementar projetos de segurança para redes de computadores em ambientes diversos.
Ementa: Abordagem de forma prática e objetiva o projeto e a implementação de redes seguras em um ou mais ambientes e plataformas computacionais. São analisadas possíveis falhas de segurança em redes, configuração segura de servidores e serviços de rede, sistemas de alerta, problemas de coleta de informações, bem como as medidas que devem ser implementadas para eliminar ou diminuir as vulnerabilidades existentes.
Disciplina: Trabalho de Graduação (Segurança da Informação) 6º semestre 160 ha
Objetivo: Elaborar um trabalho de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso.
Ementa: Elaboração de trabalho de graduação, sobre tema de interesse dos estudantes e relacionado à formação acadêmica, sob a orientação de um docente, integrando o conhecimento adquirido durante o curso e a experiência prática do estágio ou emprego. Poderá se constituir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, relato de experiência prática ou qualquer combinação entre essas três abordagens.

Observações
a) As atividades autônomas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso devem ser iniciadas ainda no quinto semestre do curso e totalizarão 160 horas ao final do sexto semestre.
b) Esta organização curricular aplica-se às turmas com início a partir do 1º semestre de 2011.
c) Os semestres de oferecimento das disciplinas podem ser modificados sem prévio aviso.

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