Fatec São Caetano do Sul - Antonio Russo
Centro Paula Souza
Governo do Estado de São Paulo

Jogos Digitais

Curso de Jogos Digitais

Descrição
O Tecnólogo em Jogos Digitais atua no segmento do lúdico digital, desenvolvendo produtos tais como: jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D entre outros gêneros. Trabalha com plataformas e ferramentas para a criação de jogos digitais no desenvolvimento e gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo, em rede ou isoladamente. Modela personagens virtuais definidas em roteiros de jogos. Pode atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade, veículos de comunicação e potencialmente em empresas e organizações de vários outros setores.

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Duração
3 (três) anos (seis semestres)

Prazo máximo para conclusão
5 (cinco) anos (dez semestres)

Carga horária
2800 horas

Vagas
noturno: 40

Horários das aulas
noturno: segunda a sexta das 19h às 22h30 e sábados das 8h às 11h30
Obs: As turmas do período noturno poderão excepcionalmente ter aulas após às 11h30, conforme a necessidade.

Coordenador
Prof. MSc. Alan Henrique Pardo de Carvalho Currículo Lattes do Prof. Alan Henrique Pardo de Carvalho envie uma mensagem ao coordenador do curso

Situação legal
Reconhecido pela Portaria CEE-GP 540, de 07/12/2022, publicada no DOE de 08/12/2022, Caderno Executivo - Seção I, pp. 46-47

 

Mercado de atuação
O mercado brasileiro de produção de jogos digitais tem crescido e se profissionalizado nos últimos 10 anos, com grandes perspectivas de expansão. Tem havido investimentos no setor, inclusive por meio de editais governamentais para incentivos à produção local. O profissional de Jogos Digitais pode atuar não apenas no desenvolvimento de jogos para entretenimento, como também na elaboração de advergames (jogos para campanhas publicitárias), jogos educacionais e business games (jogos empresariais) para diversas plataformas, como PCs e dispositivos móveis.

Estágio Supervisionado
Uma oportunidade para o profissional em formação tomar contato com sua área no ambiente empresarial, aplicando os conhecimentos desenvolvidos ao longo das aulas em situações reais do dia a dia. Os alunos do curso de Jogos Digitais devem obrigatoriamente cumprir a partir do terceiro semestre do curso um estágio de 240 horas, nas quais deverão ser supervisionados por um profissional da empresa onde estagiarem de forma que suas atividades sejam acompanhadas e possam ser validadas pela Coordenação de Estágios da Fatec São Caetano do Sul.

Trabalho de Conclusão de Curso
Momento do curso no qual o aluno produzirá, sob orientação de um ou mais docentes do curso, um trabalho de caráter acadêmico sobre tema relacionado à sua área de formação. O orientador é definido conforme a disponibilidade dos docentes e o tema escolhido pelo aluno. Após a elaboração do TCC, o aluno deverá apresentá-lo e submetê-lo à apreciação de uma Banca Examinadora, devendo ser capaz de defender o trabalho desenvolvido. As atividades visando a elaboração do TCC são iniciadas no quinto semestre e estendem-se até o sexto semestre do curso.

 

Disciplinas (a organização curricular pode ser modificada sem aviso prévio)

Disciplina: Computação Gráfica em Jogos Digitais I 1º semestre 80 ha
Objetivo: Tornar-se apto a utilizar conceitos, linguagens, técnicas e ferramentas no desenvolvimento de jogos digitais com o auxílio de recursos de Computação Gráfica.
Ementa: Utilização de conceitos, linguagens, técnicas e ferramentas relacionando a Computação Gráfica ao desenvolvimento de jogos digitais.
Disciplina: Comunicação e Expressão I 1º semestre 40 ha
Objetivo: Gerais: Preparar o aluno com uma abordagem comunicativa que propicie a compreensão da Língua Portuguesa como uma ferramenta de trabalho importante para ascensão profissional. Capacitar o aluno para o bom desempenho oral e escrito na comunicação em Língua Portuguesa.
Específicos: Conscientizar-se de que o uso adequado da linguagem é um dos principais fatores para o sucesso profissional. Revisar pontos fundamentais da gramática com o objetivo de produzir textos de forma clara e objetiva. Assimilar e empregar corretamente as estruturas básicas da língua em diferentes contextos e ampliá-las de forma criativa. Conscientizar-se sobre a necessidade da revisão de textos.
Ementa: Comunicação verbal e não-verbal. Níveis de linguagem: adequação da linguagem para as diferentes situações comunicativas. Técnicas de leitura. Organização das ideias a partir da leitura. Estudo dos gêneros textuais, incluindo os digitais e o hipertexto. Elaboração de parágrafos. Identificação e aplicação de elementos de coesão e coerência textuais. Caracterização e produção de textos empresariais. Apresentações em ambiente empresarial. Técnicas de revisão do texto e de reescrita. Revisão gramatical.
Disciplina: Fundamentos de Tecnologia da Informação 1º semestre 80 ha
Objetivo: Permitir que o aluno possa ter desenvolvida uma visão abrangente da área de Tecnologia da Informação, incluindo os componentes de sistema envolvidos e sua utilização nas organizações.
Ementa: Conceito de Tecnologia da Informação (TI). Papel da TI nas Organizações. Máquina de Von Neumann: conceitos básicos. Software: software básico, aplicativos, linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento. Bancos de Dados: conceitos e aplicabilidade. Redes e Teleprocessamento. Internet: tecnologia e negócios. Padrões Abertos e Padrões Proprietários. Software Livre. Terceirização. Segurança da Informação. Governança de TI.
Disciplina: Inglês I 1º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de compreender instruções, informações, avisos, relatórios simples e descrições de produtos; se apresentar, dar informações pessoais, fazer e responder perguntas sobre vida cotidiana e empresarial, descrever locais e pessoas; preencher formulários com dados pessoais, dar e anotar recados, fazer anotações de horários, datas e locais; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.
Ementa: Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Matemática Discreta 1º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender os conceitos fundamentais da matemática, de forma a aplicá-los em situações-problema dentro do contexto do curso.
Ementa: Teoria dos conjuntos. Relações e Funções. Matrizes e Determinantes. Álgebra Linear. Lógica Proposicional. Tabelas Verdade. Equivalências Lógicas (Leis de Morgan). Teoria dos Números.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científico Tecnológica 1º semestre 40 ha
Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: Identificar os elementos e etapas necessárias para o estudo produtivo; estabelecer um roteiro de estudo adequado às suas necessidades e objetivos; diferenciar os diversos tipos de leitura; elaborar diferentes análises; identificar as várias formas de conhecimento; reconhecer as características da ciência; desenvolver as diversas atividades acadêmicas; diferenciar os diversos tipos de pesquisa; compreender e aplicar o método científico; pensar e elaborar um projeto de pesquisa; estruturar metodologicamente uma monografia; utilizar as diversas técnicas de pesquisa; redigir textos de forma acadêmica.
Ementa: O Papel da Ciência e da Tecnologia. Tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura e de análise textual. Citações e bibliografias. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não-experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.
Disciplina: Princípios de Jogos Digitais 1º semestre 40 ha
Objetivo: Permitir que o aluno tenha uma visão geral do jogo por meio da compreensão dos diversos aspectos históricos, culturais, econômicos, sociais e tecnológicos relacionados ao desenvolvimento de jogos digitais.
Ementa: Visão geral do jogo por meio da compreensão de seu propósito, seus componentes, de sua evolução histórica, da variedade de tipos e categorias de jogos e das diferentes plataformas - digitais ou não - nas quais podem ser desenvolvidos, não deixando de abordar a relação entre os jogos, as diferentes mídias, as pessoas e a sociedade. Compreensão das fases de projeto e desenvolvimento de um jogo digital, incluindo as metodologias, técnicas e ferramentas utilizadas durante sua produção e do mercado de jogos.
Disciplina: Programação para Jogos Digitais I 1º semestre 80 ha
Objetivo: Contribuir para que o aluno torne-se capaz de compreender e elaborar algoritmos computacionais utilizando-se de técnicas de programação estruturada, assim como implementar esses algoritmos em uma linguagem de programação procedural.
Ementa: Conceitos, princípios, técnicas e ferramentas utilizadas na programação de computadores por meio da abordagem estruturada, incluindo o desenvolvimento de algoritmos e sua implementação utilizando linguagem procedural com estruturas de controle, vetores uni e multidimensionais e strings.
Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores 2º semestre 80 ha
Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: compreender a Arquitetura e Organização de Computadores.
Ementa: Arquitetura e organização dos modernos sistemas de computadores nos aspectos de hardware. Medidas de dados: bit, byte, kilobyte, megabyte, etc. Representação das informações. Conceito de palavra. Bases numéricas e codificação de dados. Introdução à lógica digital. Conceitos Básicos de Arquitetura Computacional: primeira, segunda, terceira e quarta geração de computadores, processador, canais, periféricos, Modo de Endereçamento, Tipo de Dados, Conjunto de Instruções, interrupções. Sistemas paralelos. Sistemas Operacionais: conceitos e funções. Linguagens e ferramentas. Organização de arquivos. Bancos de Dados: Conceitos e tipos de organização. Teleprocessamento e Redes: Conceitos.
Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral 2º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender os conceitos fundamentais da Matemática, de forma a aplicá-los em situações-problema dentro do contexto do curso.
Ementa: Função real de variável real. Limites e continuidade. Derivadas. Integrais.
Disciplina: Computação Gráfica em Jogos Digitais II 2º semestre 80 ha
Objetivo: Ser capaz de selecionar e utilizar conceitos, linguagens, técnicas e ferramentas no desenvolvimento de jogos digitais com o auxílio de recursos de Computação Gráfica, dando ênfase aos elementos da arte visual em 3D.
Ementa: Apresentação, estudo e utilização de conceitos, linguagens, técnicas e ferramentas relacionando a Computação Gráfica ao desenvolvimento de jogos digitais, dando ênfase aos elementos da arte visual em 3D.
Disciplina: Comunicação e Expressão II 2º semestre 40 ha
Objetivo: Mostrar ao aluno a importância do plano de idéias (mind map) como ferramenta para o levantamento de temas, tópicos e subtópicos ligados ao texto. Orientá-lo para a realização da análise, e consequente elaboração, de textos de natureza expositiva e argumentativa, Enfatizar a necessidade de revisão e de reescrita do texto.
Ementa: Leitura e interpretação de textos. Planejamento das idéias. O texto argumentativo: diferenças entre dissertação e argumentação. Estrutura do texto argumentativo. Elaboração da linguagem nos gêneros textuais acadêmicos. Apresentações orais em situações acadêmicas. Técnicas de revisão do texto e de reescrita. Revisão gramatical.
Disciplina: Design de Jogos Digitais 2º semestre 80 ha
Objetivo: Ter e desenvolver uma visão abrangente do design de jogos digitais, incluindo a seleção e aplicação de abordagens, metodologias, técnicas e ferramentas de acordo com as características do jogo que se pretende desenvolver.
Ementa: Compreensão do conceito de game design, de sua importância no desenvolvimento de jogos digitais e das principais abordagens, metodologias, técnicas e ferramentas relacionadas ao design de um jogo digital, sendo capaz de selecioná-las e aplicá-las de acordo com as especificidades do jogo a ser desenvolvido.
Disciplina: Inglês II 2º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de se comunicar utilizando frases simples em contextos pessoais e profissionais, pedir e dar permissão, falar sobre o trabalho, fazer comparações, falar sobre experiências passadas, atender uma ligação telefônica e anotar recados; utilizar números em contextos diversos; redigir correspondências rotineiras simples; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio por meio de funções sociais e estruturas simples da língua desenvolvidas na disciplina Inglês I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Programação para Jogos Digitais II 2º semestre 80 ha
Objetivo: Ser capaz de desenvolver jogos que se utilizem de modularização, recursividade, técnicas de busca e ordenação e estruturas de dados com a adoção de linguagem procedural, técnicas de programação estruturada e persistência de dados.
Ementa: Modularização, recursividade, técnicas de busca e ordenação e estruturas de dados (registro e lista) no desenvolvimento de jogos por meio da abordagem estruturada e implementação com linguagem procedural. Técnicas e recursos para implementação de persistência de dados em jogos digitais.
Disciplina: Animação e Som em Jogos Digitais 3º semestre 80 ha
Objetivo: Ser capaz de produzir conteúdo multimídia aplicável ao desenvolvimento de jogos digitais.
Ementa: Estudo e aplicação de conceitos, técnicas e ferramentas para a produção de conteúdo multimídia aplicável ao desenvolvimento de jogos digitais, dando ênfase às técnicas de áudio e animação.
Disciplina: Engenharia de Software em Jogos Digitais I 3º semestre 80 ha
Objetivo: Tornar o aluno apto a utilizar os princípios da Engenharia de Software no desenvolvimento de jogos digitais.
Ementa: Estudo de princípios e técnicas de Engenharia de Software aplicáveis ao desenvolvimento de jogos digitais, dando ênfase aos processos relacionados à análise de requisitos funcionais e não funcionais e às estratégias de teste, incluindo os testes automatizados.
Disciplina: Ficção Interativa 3º semestre 40 ha
Objetivo: Ser capaz de refletir sobre os gêneros artísticos e técnicos (tradicionais e interativos), problematizando as nuanças entre o universo tecnológico e o literário. Estar apto a elaborar narrativas voltadas para o desenvolvimento de jogos digitais.
Ementa: Conceituação e análise de textos de ficção tradicional e interativa, buscando estimular o debate sobre o papel da literatura e da tecnologia e o estudo dos gêneros discursivos (tradicionais e interativos), levando a uma reflexão crítica e ao estabelecimento de relações entre diversos textos e contextos no âmbito do desenvolvimento de jogos digitais.
Disciplina: Inglês III 3º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões em contextos sociais e empresariais usando linguagem apropriada de polidez e formalidade, expressar opiniões e necessidades, fazer solicitações, descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais; usar números para descrever preços, dados e gráficos; compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área; redigir cartas e e-mails comerciais simples; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Probabilidade e Estatística 3º semestre 80 ha
Objetivo: Reconhecer e aplicar os conhecimentos sobre distribuição de freqüências; construir e analisar gráficos estatísticos; analisar o afastamento de dados numéricos em relação a um valor médio; utilizar os procedimentos estatísticos para tomadas de decisões; efetuar cálculos de probabilidades e analisar os fenômenos probabilísticos; obter, por regressão, a curva que melhor ajusta pontos amostrais; interpretar o significado da curva obtida; obter dados por amostragem e inferir.
Ementa: Distribuições de freqüências. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Probabilidade. Distribuições: binomial, normal, Poisson. Amostragem. Testes de hipótese. Regressão e modelo de regressão.
Disciplina: Programação Orientada a Objetos para Jogos Digitais 3º semestre 80 ha
Objetivo: Ser capaz de compreender e aplicar os princípios da orientação a objetos na elaboração de aplicativos utilizando uma ou mais linguagens de programação adequadas ao desenvolvimento de jogos digitais.
Ementa: Compreensão e aplicação dos princípios da orientação a objetos no desenvolvimento de jogos digitais utilizando uma ou mais linguagens de programação apropriadas ao desenvolvimento de jogos digitais. Conceitos como classe, objeto, instância, método, mensagem, herança, abstração, encapsulamento, polimorfismo, interface e associação estão entre aqueles que deverão ser abordados na disciplina.
Disciplina: Sistemas Operacionais 3º semestre 80 ha
Objetivo: Contribuir para que o aluno compreenda as funções de um sistema operacional bem como os diversos componentes que as controlam e de que forma esses componentes estão relacionados entre si.
Ementa: Conceito, funções e características de um Sistema Operacional. Evolução histórica. Apresentação e utilização dos sistemas operacionais proprietários e não proprietários (modo texto: comandos e modo gráfico). Conceitos Básicos: mono e multi-programação, processo, arquivo, chamada de sistema, interrupção. Gerenciamento de memória, de processos, de dados, de desempenho, de recuperação, de recursos, de concorrência e de periféricos. Análise de componentes dos SO´s no tocante à estrutura de controle e operacional. Sistema operacional de rede e distribuído. Comunicação em sistemas distribuídos: síncrona e assíncrona, modelo cliente servidor, rede peer-to-peer, RPC (Remote Procedure Call).
Disciplina: Comportamento e Cognição em Jogos Digitais 4º semestre 40 ha
Objetivo: Identificar aspectos comportamentais e cognitivos que possam ser utilizados durante o desenvolvimento de jogos digitais, sendo capaz de adotá-los de acordo com as necessidades do projeto.
Ementa: Estudo e exploração de princípios, processos e mecanismos comportamentais e cognitivos que possam ser utilizados durante o desenvolvimento de jogos digitais, incluindo aqueles relacionados ao comportamento do consumidor.
Disciplina: Engenharia de Software em Jogos Digitais II 4º semestre 80 ha
Objetivo: Tornar o aluno apto a utilizar os princípios da Engenharia de Software no desenvolvimento de jogos digitais.
Ementa: Aprofundamento dos estudos iniciados em "Engenharia de Software em Jogos Digitais I" dando ênfase às questões do projeto e arquitetura de jogos digitais, uso da UML para modelagem de personagens e definição da arquitetura de implementação e implantação do jogo, na documentação de jogos, gerência de configurações e planejamento de releases.
Disciplina: Ferramentas de Desenvolvimento para Web 4º semestre 80 ha
Objetivo: Ser capaz de desenvolver, implementar e operar aplicativos para a World Wide Web, selecionando as linguagens e demais artefatos tecnológicos de acordo com as necessidades apresentadas.
Ementa: Utilização de linguagens de marcação, formatação, scripts client side e server side no desenvolvimento, implementação e operação de aplicativos para a World Wide Web com acesso a banco de dados.
Disciplina: Inglês IV 4º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões e negociações em contextos sociais e empresariais, destacando vantagens, desvantagens e necessidades; preparar-se para participar de entrevistas de emprego presenciais e por telefone; compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área; redigir cartas e e-mails comerciais, relatórios e currículos; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Matemática Aplicada aos Jogos Digitais 4º semestre 80 ha
Objetivo: Tornar o aluno apto a aplicar o conhecimento matemático ao desenvolvimento de jogos digitais.
Ementa: Estudo e aplicação de conceitos e princípios matemáticos ao desenvolvimento de jogos digitais.
Disciplina: Programação Avançada para Jogos Digitais 4º semestre 80 ha
Objetivo: Tornar-se apto a desenvolver jogos que façam uso de acesso e manipulação de arquivos, bancos de dados e estruturas de dados como pilhas, filas, grafos e árvores.
Ementa: Desenvolvimento de jogos por meio de técnicas de programação estruturada e linguagem procedural para implementação de acesso e manipulação de arquivos, bancos de dados e uso de estruturas de dados (pilha, fila, grafos e árvores).
Disciplina: Roteirização para Jogos Digitais 4º semestre 80 ha
Objetivo: Ser capaz de analisar de forma crítica os elementos que constituem os roteiros de gêneros e formatos diversos de jogos. Estar apto a distinguir, comparar e elaborar roteiros para diferentes estilos de jogos digitais. Compreender o conceito e a importância do gameplay no desenvolvimento de jogos digitais. Identificar potenciais e limitações específicas de diferentes gêneros e formatos de jogos digitais. Poder adaptar roteiros de outras origens (cinema, televisão, literatura) ao desenvolvimento de jogos digitais.
Ementa: Compreensão da natureza, formatos e histórico de roteiros lineares e não lineares, bem como suas implicações no desenvolvimento de diferentes gêneros e formatos para jogos digitais.
Disciplina: Física Aplicada aos Jogos Digitais 5º semestre 80 ha
Objetivo: Utilizar conceitos e princípios de Física no desenvolvimento de jogos digitais.
Ementa: Estudo e aplicação de conceitos e princípios de Física ao desenvolvimento de jogos digitais.
Disciplina: Inglês V 5º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com maior espontaneidade e confiança; fazer uso de estratégias argumentativas; acompanhar reuniões e apresentações orais simples e tomar nota de informações; redigir correspondência comercial em geral; compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio funções sociais e estruturas mais complexas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Interação Humano Computador em Jogos Digitais 5º semestre 40 ha
Objetivo: Comprender as características especifícas de IHC relacionadas ao desenvolvimento de jogos digitais, incluindo as especificidades de usuários relativas à cultura, gênero e idade e sua influência nas preferências estéticas e estratégicas.
Ementa: Conceitos e características de Interação Humano Computador no contexto do desenvolvimento de jogos digitais.
Disciplina: Jogos Digitais para Dispositivos Móveis 5º semestre 80 ha
Objetivo: Ser capaz de desenvolver jogos digitais para dispositivos móveis, como celulares, smartphones e similares.
Ementa: Conceitos, características, ferramentas e técnicas relacionadas ao desenvolvimento de jogos digitais para dispositivos móveis, especialmente celulares, smartphones e equipamentos assemelhados.
Disciplina: Jogos Digitais para Web 5º semestre 80 ha
Objetivo: Ser capaz de desenvolver jogos para a World Wide Web levando em conta as características específicas desse ambiente.
Ementa: Utilização de conceitos, características, ferramentas e técnicas relacionadas ao desenvolvimento de jogos para a World Wide Web.
Disciplina: Laboratório de Programação de Jogos Digitais 5º semestre 40 ha
Objetivo: Incrementar a capacidade do aluno em desenvolver jogos utilizando linguagem de programação procedural e técnicas de programação estruturada e/ou orientada a objetos.
Ementa: Prática de desenvolvimento de jogos utilizando linguagem de programação procedural e técnicas de programação estruturada e/ou orientada a objetos. Estudo e aplicação de técnicas e recursos para implementação de persistência de dados em jogos digitais, que incluem o uso de bancos de dados e outros meios aplicáveis.
Disciplina: Projeto de Graduação I 5º semestre 40 ha
Objetivo: Desenvolver habilidades para a realização de pesquisa científica e tecnológica.Levar à produção de trabalhos que demonstrem reflexão crítica a respeito dos temas ligados à área de estudo.Promover a prática da produção de trabalhos acadêmicos segundo as normas técnicas.
Ementa: Desenvolvimento de pesquisa sobre tema relacionado à área de estudo, culminando com a elaboração de um trabalho no qual sejam aplicados os conhecimentos adquiridos durante o curso, bem como as normas técnicas para a produção de trabalhos acadêmicos.
Disciplina: Tecnologias de Redes de Computadores 5º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender:
- O que são as redes locais de computadores e os sistemas de telefonia e telecomunicações, contextualizando-os como base de infraestrutura, ferramentas de produtividade e integração de dados, aplicações e pessoas nas organizações.
- Os conceitos de servidor e de cliente em redes de computadores, bem como diferenciar e classificar redes de computadores baseando-se em sua abrangência geográfica e pela distribuição de servidores e clientes no ambiente.
- Detalhes físicos de projeto e implementação de redes de computadores, como topologias, sistemas de cabeamento, equipamentos de conectividade e os fenômenos físicos relacionados à definição de sistemas de telefonia e telecomunicações.
- Detalhes lógicos de projeto e implementação de redes como modelos, protocolos, pacotes, arquiteturas, roteamento e os fundamentos de telefonia digital e recursos de codificação e compressão utilizados em sistemas de telecomunicações.
- A função de serviços de redes, tais como impressão, diretório, bancos de dados, aplicações, acesso remoto e administração de usuários, gerenciamento de recursos, configuração, desempenho, projeto e segurança da rede e resolução de problemas.
Ementa: Apresentação e estudo dos conceitos inerentes às redes de computadores, abrangendo mas não se limitando às topologias, meios físicos de transmissão, arquiteturas (modelos OSI e TCP/IP), protocolos de comunicação, equipamentos e componentes de conectividade, interconexão de redes, sistemas operacionais, serviços e aplicações em ambientes de rede, incluindo exemplos de aplicação em redes corporativas.
Disciplina: Direito e Ética Profissional na Sociedade da Informação 6º semestre 80 ha
Objetivo: Possibilitar ao Tecnólogo em formação conhecer elementos jurídicos indispensáveis ao exercício de suas atividades com responsabilidade ética e social. Analisar a atuação profissional através dos fundamentos da sociedade brasileira criados pelo Direito, considerando a ordem econômica, social e política da Constituição Federal e leis superiores. Reconhecer e aplicar a legislação nacional às questões relacionadas a Informática, abarcando temas clássicos e atuais da disciplina, articulando a atuação profissional com a responsabilidade ética e social. Conhecer a legislação aplicável aos domínios de Internet e conteúdos de sítios eletrônicos sob a ótica da responsabilidade jurídica face às diferentes disciplinas do Direito, incluindo o âmbito civil, penal e eleitoral.
Ementa: Apresentação e discussão dos fundamentos do trabalho profissional ético, identificando e interpretando os principais conceitos e institutos do ordenamento jurídico aplicáveis à área de Tecnologia da Informação, bem como as conseqüências jurídicas e éticas dos atos realizados no âmbito ou através de recursos de TI.
Disciplina: Empreendedorismo 6º semestre 40 ha
Objetivo: Conhecer os conceitos e a evolução do empreendedorismo, sendo capaz de compreender a cultura empreendedora e suas características enquanto possibilidade de desenvolvimento de visão de negócios, dentro ou fora de organizações. Desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores ligados à cultura empreendedora. Conhecer e compreender os passos iniciais no desenvolvimento de um empreendimento. Compreender a necessidade, características e estar apto a desenvolver o plano de negócios e o plano financeiro de um empreendimento.
Ementa: Abordagem das características empreendedoras, o desenvolvimento dessas competências no estudante universitário por meio do estudo do perfil do empreendedor, das técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, da aquisição e gerenciamento dos recursos necessários aos negócios, como análise de mercado, desenvolvimento e implantação de um plano mercadológico e financeiro, fazendo uso de metodologias que priorizam técnicas de criatividade, inovação, comunicação, processo visionário, trabalho em equipe, aprendizagem pró-ativa, liderança, ética e negociação.
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado (Jogos Digitais) 6º semestre 240 ha
Objetivo: O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
Ementa: Ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o curso de Tecnologia em Jogos Digitais, num total de 240 horas a serem cumpridas no último semestre do curso.
Disciplina: Estudos Avançados em Jogos Digitais 6º semestre 40 ha
Objetivo: Identificar e compreender tecnologias emergentes e tendências de mercado na área de Jogos Digitais. Conhecer o estado da arte no mercado de Jogos Digitais. Preparar-se para a evolução tecnológica inerente a essa área.
Ementa: Abordagem de tecnologias emergentes e tendências de mercado na área de Jogos Digitais, conceituando e analisando a importância dessas tecnologias e tendências no cenário atual e futuro.
Disciplina: Gestão Empresarial em Tecnologia da Informação 6º semestre 80 ha
Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de ter uma visão geral da ciência administrativa e de sua importância para as organizações de todos os tipos, além de visualizar o processo gerencial de uma empresa e seus relacionamentos a fim de auxiliar na gestão do próprio negócio e no desenvolvimento de soluções empresariais.
Ementa: Teoria geral da administração: conceitos e métodos. A evolução do pensamento administrativo. Funções da Administração (planejar, organizar e controlar). Processos de gerência. As estruturas das funções de produção, de marketing, de finanças e de recursos humanos na indústria, comércio e prestação de serviços. Princípios de organização e métodos. Gestão de Processos e técnicas de estruturação. Ferramentas de controle e avaliação gerencial.
Disciplina: Inglês VI 6º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com mais autonomia, eficiência e postura crítico-reflexiva; aperfeiçoar as estratégias argumentativas, discutir planejamento, lidar com conflitos em negociações, participar de reuniões e apresentações orais simples; interagir em contextos de socialização e entretenimento; redigir textos técnicos e acadêmicos; compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas mais complexas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês V. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Inteligência Artificial em Jogos Digitais 6º semestre 80 ha
Objetivo: Ser capaz de utilizar recursos de Inteligência Artificial no desenvolvimento de jogos digitais.
Ementa: Conceitos, características, ferramentas e técnicas de Inteligência Artificial e suas aplicações no desenvolvimento de jogos digitais.
Disciplina: Jogos Digitais para Consoles 6º semestre 80 ha
Objetivo: Capacitar o aluno no desenvolvimento de jogos digitais para consoles em uma ou mais plataformas disponíveis no mercado.
Ementa: Utilização de conceitos, características, ferramentas e técnicas de desenvolvimento de jogos digitais para consoles.
Disciplina: Projeto de Graduação II 6º semestre 40 ha
Objetivo: Desenvolver habilidades para a realização de pesquisa científica e tecnológica. Levar à produção de trabalhos que demonstrem reflexão crítica a respeito dos temas ligados à área de estudo. Promover a prática da produção de trabalhos acadêmicos segundo as normas técnicas.
Ementa: Desenvolvimento de pesquisa sobre tema relacionado à área de estudo, culminando com a elaboração de um trabalho no qual sejam aplicados os conhecimentos adquiridos durante o curso, bem como as normas técnicas para a produção de trabalhos acadêmicos.
Disciplina: Trabalho de Graduação (Jogos Digitais) 6º semestre 160 ha
Objetivo: Elaborar um trabalho de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso.
Ementa: Elaboração de trabalho de graduação, sobre tema de interesse dos estudantes e relacionado à formação acadêmica, sob a orientação de um docente, integrando o conhecimento adquirido durante o curso e a experiência prática do estágio ou emprego. Poderá se constituir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, relato de experiência prática ou qualquer combinação entre essas três abordagens.

Observações
a) As atividades autônomas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso devem ser iniciadas ainda no quinto semestre do curso e totalizarão 160 horas ao final do sexto semestre.
b) Esta organização curricular aplica-se às turmas com início a partir do 2º semestre de 2019.
c) Os semestres de oferecimento das disciplinas podem ser modificados sem prévio aviso.

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