Fatec São Caetano do Sul - Antonio Russo
Centro Paula Souza
Governo do Estado de São Paulo

Comércio Exterior

Curso de Comércio Exterior

Descrição
O Tecnólogo em Comércio Exterior é o profissional empreendedor capaz de contribuir para a inserção das empresas no comércio internacional. Gerencia operações de comércio exterior. Prospecta e pesquisa mercados. Define plano de ação para exportação e importação. Negocia e executa operações legais, tributárias e cambiais inerentes ao processo de exportação e importação. Além disso, controla fluxos de embarque e desembarque de produtos, providencia documentos e identifica os melhores meios de transporte, de forma a otimizar os recursos financeiros e humanos para o comércio exterior.

Quer conhecer a faculdade e o curso? Clique aqui e marque sua visita com a Coordenação do Curso

Duração
3 (três) anos (seis semestres)

Prazo máximo para conclusão
5 (cinco) anos (dez semestres)

Carga horária
2800 horas

Vagas
vespertino: 40

Horários das aulas
vespertino: segunda a sexta das 13h às 18h20

Coordenadora
Profa. Dra. Aline Correia de Sousa Colantuono Currículo Lattes da Profa. Aline Correia de Sousa Colantuonoenvie uma mensagem à coordenadora do curso

Situação legal
Reconhecido pela Portaria CEE-GP 317, de 07/07/2022, publicada no DOE de 08/07/2022, Caderno Executivo - Seção I, p. 23

 

Mercado de atuação
O profissional de Comércio Exterior pode atuar em agroindústrias, indústrias, empresas de importação e exportação, cooperativas, bancos, multinacionais, empresas de transporte, empresas aduaneiras e de câmbio, consultorias, assessoramento empresarial, empresas prestadoras de serviços, editoras especializadas e outros.

Estágio Supervisionado
Uma oportunidade para o profissional em formação tomar contato com sua área no ambiente empresarial, aplicando os conhecimentos desenvolvidos ao longo das aulas em situações reais do dia a dia. Os alunos do curso de Comércio Exterior devem obrigatoriamente cumprir a partir do quarto semestre do curso um estágio de 240 horas, nas quais deverão ser supervisionados por um profissional da empresa onde estagiarem de forma que suas atividades sejam acompanhadas e possam ser validadas pela Coordenação de Estágios da Fatec São Caetano do Sul.

Trabalho de Conclusão de Curso
Momento do curso no qual o aluno produzirá, sob orientação de um docente do curso, um trabalho de caráter acadêmico sobre tema relacionado à sua área de formação. O orientador é definido conforme a disponibilidade dos docentes e o tema escolhido pelo aluno. Após a elaboração do TCC, o aluno deverá apresentá-lo e submetê-lo à apreciação de uma Banca Examinadora, devendo ser capaz de defender o trabalho desenvolvido. As atividades visando a elaboração do TCC são iniciadas no quinto semestre e estendem-se até o sexto semestre do curso num total de 160 horas, no qual o aluno terá inclusive uma disciplina específica para fechamento do processo de elaboração do trabalho.

 

Disciplinas (a organização curricular pode ser modificada sem aviso prévio)

organização curricular do curso de Comércio Exterior da Fatec São Caetano do Sul

Observações
a) As atividades autônomas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso devem ser iniciadas ainda no quinto semestre do curso e totalizarão 160 horas ao final do sexto semestre.
b) Esta organização curricular aplica-se às turmas com início a partir do 1º semestre de 2017.
c) Os semestres de oferecimento das disciplinas podem ser modificados sem prévio aviso.

Mapa do Site

Serviços e Informações
Biblioteca
Concursos
Como chegar
Contato
Redes Sociais
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul (Fatec SCS)
Rua Bell Aliance, 225 - Jd. São Caetano - São Caetano do Sul - SP - 09581-420
tel/fax (11) 4232-9552 - e-mail: f168dir@cps.sp.gov.br