Fatec São Caetano do Sul - Antonio Russo
Centro Paula Souza
acesso ao SIGA
Governo do Estado de São Paulo

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Descrição
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

Quer conhecer a faculdade e o curso? Clique aqui e marque sua visita com a Coordenação do Curso

Duração
3 (três) anos (seis semestres)

Prazo máximo para conclusão
5 (cinco) anos (dez semestres)

Carga horária
2800 horas

Vagas
matutino: 40
vespertino: 40

Horários das aulas
matutino: segunda a sexta das 7h às 12h30
vespertino: segunda a sexta das 13h às 18h20

Coordenador
Prof. Dr. João Carlos Lopes Fernandes Currículo Lattes do Prof. João Carlos Lopes Fernandes envie uma mensagem ao coordenador do curso

Situação legal
Reconhecido pela Portaria CEE/GP-190, de 08/04/2011, publicada no DOE de 13/04/2011, Caderno Executivo - Seção I, p. 32

 

Mercado de atuação
O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar na elaboração e desenvolvimento de aplicativos computacionais para empresas de ramos e portes diversos (nos setores público e privado), bem como em organizações do terceiro setor.

Estágio Supervisionado
Uma oportunidade para o profissional em formação tomar contato com sua área no ambiente empresarial, aplicando os conhecimentos desenvolvidos ao longo das aulas em situações reais do dia a dia. Os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas devem obrigatoriamente cumprir a partir do quinto semestre do curso um estágio de 240 horas, nas quais deverão ser supervisionados por um profissional da empresa onde estagiarem de forma que suas atividades sejam acompanhadas e possam ser validadas pela Coordenação de Estágios da Fatec São Caetano do Sul.

Trabalho de Conclusão de Curso
Momento do curso no qual o aluno produzirá, sob orientação de um docente do curso, um trabalho de caráter acadêmico sobre tema relacionado à sua área de formação. O orientador é definido conforme a disponibilidade dos docentes e o tema escolhido pelo aluno. Após a elaboração do TCC, o aluno deverá apresentá-lo e submetê-lo à apreciação de uma Banca Examinadora, devendo ser capaz de defender o trabalho desenvolvido. As atividades visando a elaboração do TCC são iniciadas no quinto semestre e estendem-se até o sexto semestre do curso num total de 160 horas, no qual o aluno terá inclusive uma disciplina específica para fechamento do processo de elaboração do trabalho.

 

Disciplinas (a organização curricular pode ser modificada sem aviso prévio)

organização curricular do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec São Caetano do Sul

Observações
a) As atividades autônomas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso devem ser iniciadas ainda no quinto semestre do curso e totalizarão 160 horas ao final do sexto semestre.
b) Esta organização curricular aplica-se às turmas com início a partir do 1º semestre de 2011.
c) Os semestres de oferecimento das disciplinas podem ser modificados sem prévio aviso.

Mapa do Site

Redes Sociais
Facebook
Twitter
YouTube
Google+
Picasa
Instagram
Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul (Fatec SCS)
Rua Bell Aliance, 225 - Jd. São Caetano - São Caetano do Sul - SP - 09581-420
tel/fax (11) 4232-9552 - e-mail: f168dir@cps.sp.gov.br