Fatec São Caetano do Sul - Antonio Russo
Centro Paula Souza
Governo do Estado de São Paulo

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Descrição
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

Quer conhecer a faculdade e o curso? Clique aqui e marque sua visita com a Coordenação do Curso

Duração
3 (três) anos (seis semestres)

Prazo máximo para conclusão
5 (cinco) anos (dez semestres)

Carga horária
2800 horas

Vagas
matutino: 40
vespertino: 40

Horários das aulas
matutino: segunda a sexta das 7h às 12h30
vespertino: segunda a sexta das 13h às 18h20

Coordenador
Prof. MSc. Cesar Torres Fernandes Currículo Lattes do Prof. Cesar Torres Fernandes envie uma mensagem ao coordenador do curso

Situação legal
Reconhecido pela Portaria CEE-GP-11, de 13/01/2020, publicada no DOE de 14/01/2020, Caderno Executivo - Seção I, p. 24

 

Mercado de atuação
O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar na elaboração e desenvolvimento de aplicativos computacionais para empresas de ramos e portes diversos (nos setores público e privado), bem como em organizações do terceiro setor.

Estágio Supervisionado
Uma oportunidade para o profissional em formação tomar contato com sua área no ambiente empresarial, aplicando os conhecimentos desenvolvidos ao longo das aulas em situações reais do dia a dia. Os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas devem obrigatoriamente cumprir a partir do quinto semestre do curso um estágio de 240 horas, nas quais deverão ser supervisionados por um profissional da empresa onde estagiarem de forma que suas atividades sejam acompanhadas e possam ser validadas pela Coordenação de Estágios da Fatec São Caetano do Sul.

Trabalho de Conclusão de Curso
Momento do curso no qual o aluno produzirá, sob orientação de um docente do curso, um trabalho de caráter acadêmico sobre tema relacionado à sua área de formação. O orientador é definido conforme a disponibilidade dos docentes e o tema escolhido pelo aluno. Após a elaboração do TCC, o aluno deverá apresentá-lo e submetê-lo à apreciação de uma Banca Examinadora, devendo ser capaz de defender o trabalho desenvolvido. As atividades visando a elaboração do TCC são iniciadas no quinto semestre e estendem-se até o sexto semestre do curso num total de 160 horas, no qual o aluno terá inclusive uma disciplina específica para fechamento do processo de elaboração do trabalho.

 

Disciplinas (a organização curricular pode ser modificada sem aviso prévio)

Disciplina: Administração Geral 1º semestre 80 ha
Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: ter uma visão geral da ciência administrativa e de sua importância para as organizações de todos os tipos.
Ementa: Teoria geral da administração: conceitos e métodos. Processos de gerência. Técnicas de análise administrativa. A empresa e os sistemas administrativos. As estruturas das funções de produção, de marketing, de finanças e de recursos humanos na indústria, comércio e prestação de serviços. Princípios de organização e métodos. Cultura organizacional.
Disciplina: Algoritmos e Lógica de Programação 1º semestre 80 ha
Objetivo: Analisar problemas computacionais e projetar soluções por meio da construção de algorítmos.
Ementa: Projeto e representação de algoritmos. Estruturas de controle de fluxo de execução: seqüência, seleção e repetição. Tipos de dados básicos e estruturados (vetores e registros). Rotinas. Arquivos. Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação.
Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores 1º semestre 80 ha
Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: compreender a Arquitetura e Organização de Computadores.
Ementa: Arquitetura e organização dos modernos sistemas de computadores nos aspectos de hardware. Medidas de dados: bit, byte, kilobyte, megabyte, etc. Representação das informações. Conceito de palavra. Bases numéricas e codificação de dados. Introdução à lógica digital. Conceitos Básicos de Arquitetura Computacional: primeira, segunda, terceira e quarta geração de computadores, processador, canais, periféricos, Modo de Endereçamento, Tipo de Dados, Conjunto de Instruções, interrupções. Sistemas paralelos. Sistemas Operacionais: conceitos e funções. Linguagens e ferramentas. Organização de arquivos. Bancos de Dados: Conceitos e tipos de organização. Teleprocessamento e Redes: Conceitos.
Disciplina: Inglês I 1º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de compreender instruções, informações, avisos, relatórios simples e descrições de produtos; se apresentar, dar informações pessoais, fazer e responder perguntas sobre vida cotidiana e empresarial, descrever locais e pessoas; preencher formulários com dados pessoais, dar e anotar recados, fazer anotações de horários, datas e locais; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.
Ementa: Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Laboratório de Hardware 1º semestre 40 ha
Objetivo: Conhecer e aplicar conhecimentos para diagnóstico e solução de problemas em computadores.
Ementa: Componentes da placa mãe, alimentação, memória e processador. Instalação e configuração de HD, instalação e utilização de placas, periféricos e dispositivos de hardware. Instalação, configuração e otimização de sistema operacional. Manutenção preventiva e corretiva de hardware e software.
Disciplina: Matemática Discreta 1º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender os conceitos fundamentais da matemática, de forma a aplicá-los em situações-problema dentro do contexto do curso.
Ementa: Teoria dos conjuntos. Relações e Funções. Matrizes e Determinantes. Álgebra Linear. Lógica Proposicional. Tabelas Verdade. Equivalências Lógicas (Leis de Morgan). Teoria dos Números.
Disciplina: Programação em Microinformática 1º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer e aplicar recursos de programação orientada a eventos para personalizar aplicativos de escritório (editor de textos, planilhas e banco de dados).
Ementa: Programação e personalização de aplicações em processador de texto, planilha eletrônica e banco de dados. Criação e uso de variáveis, configuração de componentes: botões, caixas de texto, botões de opção, caixas de listagem e combinação. Tratamento a eventos.
Disciplina: Cálculo 2º semestre 80 ha
Objetivo: Desenvolver aplicações matemáticas em diversas áreas.
Ementa: Função real de variável real. Limites e continuidade. Derivadas. Aproximação de funções. Integrais de Reimann. Métodos de integração. Aplicação de cálculo integral. Função real a mais de uma variável real. Derivadas parciais. Diferencial total. Elementos de equações diferenciais.
Disciplina: Comunicação e Expressão 2º semestre 80 ha
Objetivo: Identificar os processos lingüísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.
Ementa: Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.
Disciplina: Contabilidade 2º semestre 40 ha
Objetivo: Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras.
Ementa: Estrutura e análise de relatórios contábeis e financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de caixa, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Procedimentos contábeis básicos; Estudo da gestão e de plano de contas; Contabilização das empresas: comercial, industrial e prestação de serviços.
Disciplina: Engenharia de Software I 2º semestre 80 ha
Objetivo: Aplicar os princípios e conceitos da Engenharia de Software na implementação do componente software, como parte dos Sistemas de Informação e iniciar a modelagem de software (requisitos).
Ementa: Objetivos, conceitos e evolução da Engenharia de Software. Paradigmas de desenvolvimento de software. Evolução das metodologias de sistemas e suas principais técnicas. Processo de desenvolvimento de software. Modelos de software. Ciclo de vida. Qualidade de software e seus modelos. Melhores práticas no desenvolvimento de software.
Disciplina: Inglês II 2º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de se comunicar utilizando frases simples em contextos pessoais e profissionais, pedir e dar permissão, falar sobre o trabalho, fazer comparações, falar sobre experiências passadas, atender uma ligação telefônica e anotar recados; utilizar números em contextos diversos; redigir correspondências rotineiras simples; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio por meio de funções sociais e estruturas simples da língua desenvolvidas na disciplina Inglês I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Linguagem de Programação 2º semestre 80 ha
Objetivo: Solucionar problemas utilizando a lógica de programação e a implementação de programas por meio de uma linguagem de programação.
Ementa: Variáveis, constantes, operadores e expressões. Comando de desvio. Controle de malhas. Vetores e ponteiros. Funções de biblioteca. Estruturas, uniões e tipos definidos pelo usuário. Manipulação de arquivos.
Disciplina: Sistemas de Informação 2º semestre 80 ha
Objetivo: Contextualizar sistemas de informação.
Ementa: Conceito e classificações dos sistemas. Conceitos de dado, informação e conhecimento. Enfoque sistêmico. Sistemas de informação: conceitos, objetivos, funções, componentes e classificação. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Características e funcionalidades dos sistemas de informação de nível operacional, tático e estratégico nas organizações.
Disciplina: Economia e Finanças 3º semestre 40 ha
Objetivo: Compreender o ambiente econômico-financeiro das organizações.
Ementa: O mercado e preços. Oferta e demanda. Equilíbrio de mercado. A unidade de produção, seu funcionamento e a integração no sistema econômico. Mercados financeiros. Cálculos financeiros básicos. Capitalização, amortização e métodos equivalentes para a seleção de alternativas. Valor presente, taxa interna de retorno. Depreciação. Análise de Investimentos. Análise sob condições de risco e incerteza.
Disciplina: Engenharia de Software II 3º semestre 80 ha
Objetivo: Aplicar um processo de desenvolvimento de software, com ênfase na definição e elicitação dos requisitos.
Ementa: Contexto atual das empresas em relação aos projetos de tecnologia de informação. Modelagem de Negócio para o desenvolvimento de software. Conceitos, evolução e importância da Engenharia de Requisitos. Entendendo e analisando os problemas e as necessidades dos usuários, clientes e envolvidos no projeto. Técnicas de elicitação. Requisitos, seus tipos e matriz de rastreabilidade. Definição do sistema a partir dos requisitos. Gerenciamento de requisitos.
Disciplina: Estatística Aplicada 3º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer e aplicar conhecimentos de Estatística e desenvolver aplicativos para essa área.
Ementa: Distribuições de freqüências. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Probabilidade. Distribuições: binomial, normal, Poisson. Amostragem. Testes de hipótese. Regressão e modelo de regressão. Desenvolvimento e implementação de algoritmos através de programas de computador para resolução de exercícios.
Disciplina: Estrutura de Dados 3º semestre 80 ha
Objetivo: Criar e manipular tipos abstratos de dados: listas, pilhas, filas e árvores.
Ementa: Pilhas, filas, alocação dinâmica, recursividade, listas encadeadas, tabelas de espalhamento e árvores.
Disciplina: Inglês III 3º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões em contextos sociais e empresariais usando linguagem apropriada de polidez e formalidade, expressar opiniões e necessidades, fazer solicitações, descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais; usar números para descrever preços, dados e gráficos; compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área; redigir cartas e e-mails comerciais simples; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Interação Humano Computador 3º semestre 40 ha
Objetivo: Aplicar os conceitos de usabilidade de software.
Ementa: Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Fundamentos Teóricos em Interação Humano-Computador, Usabilidade, Comunicabilidade, Acessibilidade, Design de Interação, Processo de Design de Interação, Projeto, Construção e avaliação de interfaces.
Disciplina: Sistemas Operacionais I 3º semestre 80 ha
Objetivo: Compreender os conceitos e funcionalidades dos Sistemas Operacionais.
Ementa: Introdução a Sistemas Operacionais. Estrutura dos Sistemas Operacionais. Processos e Threads. Gerencia de Processos. Sincronização de Processos Concorrentes. Gerenciamento de Memória. Memória Virtual. Sistemas de Arquivos. Gerência de Dispositivos. Tópicos complementares. Estudos de caso.
Disciplina: Sociedade e Tecnologia 3º semestre 40 ha
Objetivo: Refletir sobre os impactos da Tecnologia na Sociedade Contemporânea.
Ementa: Comunicação e Informação - conceitos e implicações no mundo contemporâneo; Da Cultura de Massa à Cultura Digital - novas formas de socialização da informação e novos desafios na comunicação. Tecnologia e Sociedade - Problemas humanos e sociais referentes à utilização da tecnologia da informação e da computação: aspectos humanos da segurança e privacidade das informações e aspectos econômicos e éticos da utilização dos computadores.
Disciplina: Banco de Dados 4º semestre 80 ha
Objetivo: Entender fundamentos e arquitetura de sistemas de bancos de dados bem como técnicas de projeto e implementação de banco de dados com o uso de ferramentas de produtividade.
Ementa: Sistemas de Arquivos. Sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD): arquitetura e aspectos operacionais. Aplicações e tecnologias emergentes em Banco de Dados. Técnicas e ferramentas de gerenciamento de Banco de dados. Storage. Controle de concorrência. Segurança e integridade. Modelagem de dados a partir do modelo de negócios. Modelo entidade-relacionamento e suas extensões. Mapeamento de modelo Entidade-Relacionamento para modelo relacional. Formas Normais. Linguagem de Manipulação e de Descrição de dados. Projeto e Implementação de Banco de Dados, com uso de ferramentas de produtividade.
Disciplina: Engenharia de Software III 4º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer e aplicar padrões ao processo de software. Mapear modelos de representação.
Ementa: Conceitos, evolução e importância de arquitetura de software. Padrões de Arquitetura. Padrões de Distribuição. Camadas no desenvolvimento de software. Tipos de Arquitetura de Software. Visões na arquitetura de software. Modelo de Análise e Projetos. Formas de representação. O processo de desenvolvimento. Mapeamento para implementação. Integração do sistema. Testes: planejamento e tipos. Manutenção. Documentação.
Disciplina: Inglês IV 4º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões e negociações em contextos sociais e empresariais, destacando vantagens, desvantagens e necessidades; preparar-se para participar de entrevistas de emprego presenciais e por telefone; compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área; redigir cartas e e-mails comerciais, relatórios e currículos; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica 4º semestre 40 ha
Objetivo: Compreender e aplicar o método científico para estruturar o trabalho de graduação.
Ementa: Origem do pensamento científico. Características gerais do trabalho, do método e da pesquisa científica e tecnológica. Técnicas de elaboração de pesquisa cientifica e tecnológica. Monografia: documentação, projeto de pesquisa, relatório e informe científicos e tecnológicos.
Disciplina: Programação de Scripts 4º semestre 80 ha
Objetivo: Entender e aplicar conceitos de desenvolvimento de scripts em sistemas para internet bem como os padrões, técnicas e ferramentas associados.
Ementa: Tecnologias e Padrões de navegadores. Arquitetura de aplicações para Internet. Programação do lado Cliente e seus padrões. Construção de páginas dinâmicas e interativas. Acesso a banco de dados através de uma linguagem de programação. Construção de uma GUI (Graphical User Interface) para um aplicativo de banco de dados. Modelagem Visualização e Controle (Model View Controller) e outros.
Disciplina: Programação Orientada a Objetos 4º semestre 80 ha
Objetivo: Implementar softwares com o uso de uma linguagem de programação orientada a objetos.
Ementa: Conceitos e evolução da tecnologia de orientação a objetos. Limitações e diferenças entre o paradigma da programação estruturada em relação à orientação a objetos. Conceito de objeto, classe, métodos, atributos, herança, polimorfismo, agregação, associação, dependência, encapsulamento, mensagem e suas respectivas notações na linguagem padrão de representação da orientação a objetos. Implementação de algoritmos orientado a objetos utilizando linguagens de programação. Aplicação e uso das estruturas fundamentais da orientação a objetos.
Disciplina: Sistemas Operacionais II 4º semestre 80 ha
Objetivo: Saber utilizar um sistema operacional (instalar, configurar e operar).
Ementa: Apresentação de um sistema operacional específico utilizado em ambiente corporativo. Requisitos de hardware para instalação do sistema. Processo de instalação, personalização, operação, administração e segurança sobre o sistema operacional focado. Elaboração de projetos de seleção e implantação de um sistema operacional.
Disciplina: Inglês V 5º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com maior espontaneidade e confiança; fazer uso de estratégias argumentativas; acompanhar reuniões e apresentações orais simples e tomar nota de informações; redigir correspondência comercial em geral; compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio funções sociais e estruturas mais complexas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Laboratório de Engenharia de Software 5º semestre 80 ha
Objetivo: Implementar um software aplicando conhecimentos de engenharia de software, programação e gerência de projetos.
Ementa: Desenvolvimento de um software utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A elaboração deve abordar as disciplinas de requisitos, análise e projeto, implementação, implantação e gerência de projetos. O processo de desenvolvimento, assim como a técnica fica a critério de acordo entre professor e aluno.
Disciplina: Programação Linear e Aplicações 5º semestre 80 ha
Objetivo: Reconhecer e aplicar os conhecimentos sobre programação linear. Desenvolver aplicativos.
Ementa: Matrizes. Sistemas Lineares. Programação Linear: Método Gráfico e Método Simplex. Aplicações: Método do Transporte.
Disciplina: Programação para Mainframe 5º semestre 80 ha
Objetivo: Criar aplicações em ambiente de grande porte.
Ementa: Introdução e operação do ambiente computacional de grande porte (mainframe). Estrutura de um Programa COBOL. Variáveis. Operadores Aritméticos. Comandos. Tabelas em COBOL. Programa Estruturado. Arquivos. Sort Interno. Relatórios. Acesso ao Banco de Dados. Comandos para Programação On-line COBOL CICS. Desenho de Telas. Arquitetura de programação.
Disciplina: Redes de Computadores 5º semestre 80 ha
Objetivo: Identificar os tipos de redes, cabeamentos e protocolos.
Ementa: Comunicação de Dados. Topologia e Características Físicas de Redes. Redes Locais de Longa Distância. Redes de Alta Velocidade. Protocolos e Serviços de Comunicação. Camadas de Sistemas Abertos. Sistemas Operacionais de Redes. Interconexão de redes. Avaliação de Desempenho. Estrutura e Funcionamento da Internet.
Disciplina: Segurança da Informação 5º semestre 40 ha
Objetivo: Compreender e aplicar as melhores práticas de Segurança da Informação de acordo com normas e padrões conhecidos no mercado de TI.
Ementa: Requisitos de segurança de aplicações, de base de dados e de comunicações. Segurança de dispositivos móveis. Políticas de segurança. Criptografia. Firewalls. Vulnerabilidades e principais tecnologias de segurança.
Disciplina: Sistemas Distribuídos 5º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer, manter, configurar, projetar e implementar sistemas distribuídos.
Ementa: Fundamentos de Sistemas Distribuídos. Comunicação e Sincronização de Processos. Sistemas Operacionais Distribuídos. Sistemas de Arquivos Distribuídos. Memória Compartilhada Distribuída. Tolerância a Falhas. Segurança. Sistemas Distribuídos de Tempo Real. Aplicações Distribuídas.
Disciplina: Empreendedorismo 6º semestre 40 ha
Objetivo: Desenvolver plano de negócio para empreendimento em Tecnologia da Informação.
Ementa: Conceitos sobre empreendedorismo. Características e habilidades do empreendedor. O comportamento empreendedor: análise de oportunidades. O processo de geração de idéias e conceito de negócios. Meios para análise de oportunidades e idéias. Estratégia de negócios. Aspectos de planejamento, abertura, funcionamento e gerenciamento de um negócio. Instituições de apoio e financiamento. Desenvolvimento de planos de negócio.
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) 6º semestre 240 ha
Objetivo: Aplicar os conhecimentos acadêmicos nas organizações e colocar-se, profissionalmente, junto ao mercado de trabalho.
Ementa: Atividades de caráter prático, realizadas em organizações de qualquer natureza (indústria, comércio, serviços) de forma a complementar a formação acadêmica.
Disciplina: Ética e Responsabilidade Social 6º semestre 40 ha
Objetivo: Conhecer e aplicar os principais conceitos da ética na área de Tecnologia da Informação. Discutir questões como: acesso não autorizado; direitos autorais do software; os sistemas críticos com relação à segurança e a responsabilidade social; as doenças profissionais; liberdade de informação, privacidade e censura.
Ementa: Ética. Comportamento profissional ético. Moral e Direito. Conceitos, princípios e normas de direito público e privado aplicados à atividade empresarial e ao exercício profissional. Legislação de informática.
Disciplina: Gestão de Equipes 6º semestre 40 ha
Objetivo: Entender os aspectos de gerência de pessoas em equipes de trabalho com foco em resultados.
Ementa: Vivência de técnicas de desenvolvimento de habilidades: liderança, criatividade, iniciativa, postura, atividades, entrevista, motivação, capacidade de síntese e de planejamento. Trabalho em equipe. Equipes de alto desempenho. Sistema de negociação. Instrumentos e atitudes de resolução de conflitos. Controles e atitudes gerenciais. Ações corretivas e preventivas.
Disciplina: Gestão de Projetos 6º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer, propor e aplicar técnicas, métodos e ferramentas para uma gestão eficaz de projetos.
Ementa: Definição de projeto segundo concepção difundida pelas melhores práticas de gestão de projetos. Histórico do desenvolvimento do conjunto de conhecimentos de gestão de projetos. Comparação ente o gerenciamento por projetos com o gerenciamento tradicional. O ciclo de vida de um projeto. Os fatores de sucesso e insucesso de projetos e sua mensuração. As nove de conhecimento para a gestão de projetos e seus processos: Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.
Disciplina: Gestão e Governança de Tecnologia da Informação 6º semestre 80 ha
Objetivo: Conhecer as técnicas e ferramentas para desenvolvimento de Gestão de TI.
Ementa: Planejamento estratégico e o alinhamento entre o negócio e o uso da TI. Balanced Scorecard do negócio e de TI. Planejamento de sistemas e da infra-estrutura de TI. Governança corporativa e governança de TI. Frameworks de melhores práticas em TI (COBIT, ITIL, NBR-ISO/IEC 17799 e 27001 etc.). Catálogo de serviços de TI e acordo de níveis de serviço (SLA). Custos de TI. Segurança em TI. Auditoria de Sistemas.
Disciplina: Inglês VI 6º semestre 40 ha
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com mais autonomia, eficiência e postura crítico-reflexiva; aperfeiçoar as estratégias argumentativas, discutir planejamento, lidar com conflitos em negociações, participar de reuniões e apresentações orais simples; interagir em contextos de socialização e entretenimento; redigir textos técnicos e acadêmicos; compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas mais complexas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês V. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Disciplina: Inteligência Artificial 6º semestre 80 ha
Objetivo: Aplicar conceitos de IA.
Ementa: Fundamentos e paradigmas da Inteligência Artificial (IA). Técnicas de IA aplica¬das à so¬lução de problemas. Sistemas baseados em conhecimento, planejamento e aprendizagem.
Disciplina: Tópicos Especiais em Informática 6º semestre 80 ha
Objetivo: Manter-se atualizado com o estado da arte em TI.
Ementa: Discussão e apresentação de temas atuais da área de Tecnologia da Informação, de interesse à formação dos profissionais. Inovações e aplicações diferenciadas em informática.
Disciplina: Trabalho de Graduação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) 6º semestre 160 ha
Objetivo: Elaborar um trabalho de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso.
Ementa: Elaboração de trabalho de graduação, sobre tema de interesse dos estudantes e relacionado à formação acadêmica, sob a orientação de um docente, integrando o conhecimento adquirido durante o curso e a experiência prática do estágio ou emprego. Poderá se constituir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, relato de experiência prática ou qualquer combinação entre essas três abordagens.

Observações
a) As atividades autônomas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso devem ser iniciadas ainda no quinto semestre do curso e totalizarão 160 horas ao final do sexto semestre.
b) Esta organização curricular aplica-se às turmas com início a partir do 1º semestre de 2011.
c) Os semestres de oferecimento das disciplinas podem ser modificados sem prévio aviso.

Mapa do Site

Serviços e Informações
Biblioteca
Concursos
Como chegar
Contato
Redes Sociais
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul (Fatec SCS)
Rua Bell Aliance, 225 - Jd. São Caetano - São Caetano do Sul - SP - 09581-420
tel/fax (11) 4232-9552 - e-mail: f168dir@cps.sp.gov.br