Fatec São Caetano do Sul - Antonio Russo
Centro Paula Souza
acesso ao SIGA
Governo do Estado de São Paulo
Projetos na área de TrânsitoPesquisa na área de Análise de RiscosDesenvolvimento de jogos de Física

Pesquisa

O Núcleo de Desenvolvimentos de Projetos de Pesquisa (NDPP) da FATEC São Caetano do Sul começou a ser implantado no mês de março de 2009. Trata-se este de um espaço que tem como suas atribuições:

  1. Acompanhar o desenvolvimento de projetos de pesquisa de professores e alunos;
  2. Incentivar a apresentação de trabalhos em congressos, seminários e feiras de tecnologia;
  3. Incentivar a publicação de material resultante das pesquisas realizadas;
  4. Contribuir para o desenvolvimento de materiais, como softwares e material pedagógico;
  5. Promover eventos, minicursos, palestras e cursos de extensão para os alunos e para a comunidade de maneira geral;
  6. Organizar as publicações do periódico eletrônico da Fatec São Caetano do Sul (FaSCi-Tech).

Perspectivas para o (nosso) aluno

Você, aluno, está convidado a integrar nossos projetos. Quer saber como participar?

Avalie suas alternativas e converse conosco. Teremos prazer em orientá-lo e apoiar seu projeto, de modo a concretizar a sua, a nossa ideia.

Algumas iniciativas do Núcleo de Pesquisas

1ª Fatecnologia

Durante o primeiro semestre de 2009, ficou a cargo do NDPP a organização da 1ª Fatecnologia, evento ocorrido entre os dias 13 e 15 de maio de 2009, que promoveu palestras e minicursos para alunos e interessados.

O evento contou com a participação de palestrantes das áreas empresarial e acadêmica. Os membros da área empresarial trouxeram importantes informações sobre o mercado de trabalho e compartilharam experiências, o que contribuiu para que os alunos dos cursos tecnológicos ampliassem sua visão sobre as possibilidades de colocação ao término do curso.

Quanto aos participantes da área acadêmica, estes apresentaram temas relevantes para a reflexão a respeito dos rumos que a sociedade, a educação e a cultura vêm tomando com o desenvolvimento das novas tecnologias.

FaSCi-Tech

FaSCi-Tech é o primeiro periódico da Fatec São Caetano do Sul. O projeto teve início em meados de 2008, sob idealização e coordenação da Profa. Dra. Maria Márcia Matos Pinto. No espaço de um ano, a equipe se viu incrementada com a participação de diversos colaboradores: autores, pareceristas e membros efetivos do conselho editorial.

Os resultados do trabalho envolveram a publicação do primeiro número no segundo semestre de 2009, com a relevante participação de alunos e professores.

A manutenção do periódico representa um importante meio para o estímulo à pesquisa e à constante troca de ideias, resultados e experiências envolvendo os temas mais diversos, com enfoque nas múltiplas tecnologias e linguagens.

Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras "Tecnologia e Humanidades" foi um evento de caráter acadêmico realizado no Auditório da Fatec São Caetano, sempre aos sábados - 24 e 31 de outubro e 7 e 14 de novembro de 2009. O encontro possibilitou a integração entre alunos da própria faculdade e estudantes de outras instituições de ensino superior.

Trata-se de projeto que busca servir como inspiração para novas edições nos próximos anos, bem como fóruns, seminários, congressos e similares, envolvendo a participação do corpo docente e discente e de interessados em geral.

Em 2009, os temas das palestras foram os seguintes: "Nos (des)caminhos da língua portuguesa na formação inicial do tecnólogo" (Prof. Dr. Sandro Luís Silva); "Metamorfoses do corpo: transformações tecnológicas em imagens cinematográficas" (Profa. Dra. Maria Márcia Matos Pinto); "As noções de modernidade: do século XIX ao XXI" (Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin) e "Memória na cibercultura: linguagem hipermidiática" (Prof. Dr. Ricardo Iannace).

Mapa do Site

Redes Sociais
Facebook
Twitter
YouTube
Google+
Picasa
Instagram
Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul (Fatec SCS)
Rua Bell Aliance, 225 - Jd. São Caetano - São Caetano do Sul - SP - 09581-420
tel/fax (11) 4232-9552 - e-mail: f168dir@cps.sp.gov.br